FILMES NO CINEMA

Produzido por Del Toro, Histórias Assustadoras é uma boa prévia de It: Capítulo Dois

Publicado em 08/08/19 05:00

Histórias Assustadoras, que chega hoje aos cinemas, não quer inventar a roda dos filmes de terror e segue uma jornada sem surpresas de seus protagonistas. Ainda assim, a aventura adolescente (e um tanto sangrenta) serve como teaser de It: Capítulo Dois, que vai estrear apenas em 5 de setembro.

O filme é produzido por Guillermo del Toro, mestre do cinema fantástico, que ajudou a adaptar o roteiro original e serve como produtor -- além de ser o maior atrativo promocional que um projeto do gênero pode ter.

Mesmo sendo dirigido pelo cineasta promissor André Ovredal, Histórias Assustadoras tem a assinatura do que conhecemos de Del Toro por O Labirinto do Fauno ou Hellboy e A Forma da Água, seja pelos monstros que dão medo pelo bizarro ou pela trama focada em uma protagonista que precisa fazer de tudo para se salvar.

O produtor Guillermo del Toro com a atriz Zoe Margaret Colletti e o diretor André Øvredal no set de Histórias Assustadoras Imagem: Divulgação/George Kraychyk

Um livro mágico

A protagonista da produção é Stella (Zoe Margaret Colletti), uma menina deslocada que é amiga de Auggie (Gabriel Rush) e Chuck (Austin Zajur). O trio aproveita o Halloween (Dia das Bruxas no Brasil) para pregar uma peça em Tommy (Austin Abrams), o grande responsável por fazer bullying na escola da cidade.

O plano dá errado, e eles acabam conhecendo Ramón (Michael Garza) enquanto tentam fugir de Tommy. O grupo invade uma casa considerada assombrada, e uma entidade misteriosa encontra a oportunidade perfeita para expandir sua maldade -- fazendo com que cada adolescente enfrente seu maior medo.

Cena do filme Histórias Assustadoras Imagem: Divulgação/George Kraychyk

O enredo é baseado na saga homônima do escritor Alvin Schwartz, aclamada ainda hoje nos Estados Unidos e que traz contos de terror para crianças. No filme, as histórias clássicas ganham vida, uma forma criativa para adaptar os livros.

Quase um It: A Coisa

Enquanto It: A Coisa, baseada no livro de Stephen King, mostra as crianças na década de 80, Histórias Assustadoras acontece quase 20 anos antes, mas as semelhanças são visíveis: grupo de crianças inocentes que se deparam com um obstáculo; bicicleta como meio de transporte para os amigos se encontrarem; criaturas saídas diretamente dos pesadelos de cada vítima e uma figura sobrenatural e misteriosa.

As criaturas são muito bem trabalhadas, mesmo que os efeitos especiais se sobressaiam ao processo de maquiagem que rendeu fama a Del Toro. Ainda assim, o designer dos monstrengos é criativo, especialmente a figura amórfica e com um sorriso gigantesco que quer engolir sua vítima.

Por outro lado, Histórias Assustadoras peca em não mostrar nada de novo e apresenta um final sem graça e clichê dentro dos filmes de terror. Toda a trama desenvolvida pelo competente elenco adolescente fica apagada quanto o clímax da aventura sobrenatural é tão óbvio, o que é um desperdício dentro de um enredo cativante e com potencial para uma sequência.

Trailer legendado de Histórias Assustadoras

UOL Entretenimento

Fonte: UOL Cinemas // Rodolfo Vicentini

Veja também