FILMES NO CINEMA

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizado pela 1ª vez em São Paulo

Publicado em 05/07/19 18:00

A 18ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizada no Theatro Municipal, em São Paulo, no dia 14 de agosto. É a primeira vez que a mais importante premiação do cinema nacional sai do Rio de Janeiro para acontecer em outra cidade.

A mudança se deu por conta de uma articulação entre a Academia Brasileira de Cinema, que organiza o prêmio, a Spcine, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

O anúncio aconteceu na manhã de hoje, em cerimônia realizada na Prefeitura de São Paulo, com a presença do prefeito Bruno Covas; do secretário municipal de Cultura, Alê Youssef; do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão; da presidente da Spcine, Laís Bodanzky; e do presidente da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Peregrino.

Para Alexandre Youssef, a mudança do local da premiação "simboliza com clareza São Paulo como a capital da cultura". Já Laís Bodanzky analisou que "o prêmio é uma importante janela para projetar a produção nacional para o país e para o mundo, uma vez que a academia é responsável por indicar títulos para grandes prêmios internacionais como o Oscar e o Goya".

O local da premiação em 2020 também está definido, será na Sala São Paulo.

Os premiados com o Troféu Grande Otelo em 30 categorias serão conhecidos durante a cerimônia, que terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil.

Neste ano, o campeão de indicações é Chacrinha: O Velho Guerreiro, dirigido por Andrucha Waddington, que disputa o prêmio em 12 categorias. O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, tem dez indicações, seguido por "Benzinho", de Gustavo Pizzi, com nove. Confira aqui a lista completa de indicações.

Fonte: UOL Cinemas // Rodolfo Vicentini

Veja também