Globo, Paris e Downtown Filmes firmam acordo de filmes em Cannes
Publicado em 20/05/25 22:00
Foi anunciado nesta terça-feira (20), durante o Festival de Cannes, que a Paris Filmes, Downtown Filmes e a TV Globo acabaram de assinar um acordo de distribuição de filmes produzidos pelos Estúdios Globo.
O anúncio foi feito por Marcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes, e Gabriel Jacome, diretor de conteúdo da TV Globo, durante o painel "The Brazilian Audiovisual Industry: Dialoguing with Key Players", no Festival de Cannes. As empresas irão lançar longas para o cinema e, em breve, divulgarão os primeiros projetos em conjunto.
Love Kills | Suspense brasileiro participou de evento em Cannes Festival de Cannes | Todas as nossas críticas do festival mais famoso do cinema Crítica | Raso mas enérgico, Highest 2 Lowest refaz Kurosawa com assinatura de Spike Lee"Estamos muito felizes com essa parceria e gratos com essa contribuição dos Estúdios Globo com a janela Cinema, que nos permitirá contar novas histórias nas telonas. O cinema brasileiro é um reflexo de nossa cultura, sociedade e dos desafios que enfrentamos. Contar com o apoio da maior empresa de mídia do país nesse desafio, nos enche de orgulho", afirma Márcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes.
"Com esse acordo, ampliamos a atuação da Globo junto à indústria do cinema brasileiro. Já coproduzimos, através da Globo Filmes, cerca de 500 filmes ao longo da nossa história, em parceria com os melhores profissionais na criação e na execução dos projetos. É natural ampliarmos essa parceria usando a expertise de produção dos Estúdios Globo a favor do cinema, colocando todo o ecossistema da Globo na promoção das salas de cinema e na democratização do acesso às grandes produções nacionais e internacionais, com estratégia de cauda longa para os filmes", explica Gabriel Jacome, diretor de conteúdo da TV Globo.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!"Este acordo marca um momento histórico para o cinema brasileiro. Unir a força criativa e produtiva dos Estúdios Globo com a experiência da Paris Filmes e da Downtown Filmes na distribuição é uma oportunidade única de ampliar o alcance do nosso cinema. Estamos entusiasmados com as histórias que vamos levar às telonas e confiantes de que essa parceria vai fortalecer ainda mais o vínculo do público com o cinema nacional", pontua Bruno Wainer, CEO da Downtown Filmes.
Ainda competindo pela Palma estarão The History of Sound, filme de Oliver Hermanus com Paul Mescal (Gladiador 2) e Josh O'Connor (Rivais), Sentimental Value, filme de Joachim Trier que o reúne com Renate Reinsve, atriz do aclamado A Pior Pessoa do Mundo. Julia Ducournau, que venceu a Palma há alguns anos com Titane, retorna com Alpha.
Na mostra Un Certain Regard, teremos Eleanor the Great, estreia de Scarlett Johansson como diretora. Outro ator estreando como cineasta na mostra é Harris Dickinson, visto recentemente em Babygirl, com seu filme Urchin. Como estreia do Festival está o documentário Orwell, de Raoul Peck, sobre o lendário autor de ficção-científica.
O Festival de Cannes acontece entre os dias 13 e 24 de maio em Cannes, na Riviera Francesa.
Fonte: Omelete // Igor Pontes