FILMES NO CINEMA

Tom Cruise devolve troféus do Globo de Ouro após polêmica com a premiação

Publicado em 11/05/21 00:00

Tom Cruise resolveu devolver seus três troféus do Globo de Ouro, após a premiação ser envolvida em uma série de polêmicas sobre a falta de diversidade e supostos subornos em troca de indicações ao prêmio.

Cruise venceu o Globo de Ouro pela primeira vez em 1990, por Nascido em 4 de Julho, e repetiu o feito em 1997, por Jerry Maguire - A Grande Virada, e em 2000 por Magnólia. Segundo o IndieWire, ele enviou as estatuetas para a sede da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood hoje (10).

Mais cedo o canal NBC anunciou que não exibirá o evento em 2022 - o que deixa a cerimônia sem uma transmissão oficial, e a HFPA anunciou uma "reforma institucional" para corrigir os erros. 

O movimento vem como resposta à uma recente reportagem do Los Angeles Times que detalhou práticas duvidosas da Associação, além de constatar que, dos 87 membros, não há nenhum negro na organização. 

Ainda precisamos levar o Globo de Ouro a sério?

A matéria do jornal acusou também a Associação de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro. Como exemplo, a reportagem revelou que a Netflix presenteou diversos membros com viagens de luxo à Paris, antes da série Emily In Paris receber suas 2 indicações no prêmio deste ano. A produção da plataforma foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria série.

Agora, o Globo de Ouro anunciou que ampliará o número de integrantes em 50% nos próximos 18 meses, com foco em membros negros e com supervisão de consultores de diversidade. Além disso, os jornalistas que fazem parte da instituição não poderão receber itens promocionais de filmes e estúdios. 

Ocorrida em abril, a premiação do Globo de Ouro de 2021 coroou Nomadland como Melhor Filme de Drama e Borat 2: Fita de Cinema Seguinte como Melhor Filme de Comédia ou Musical. A Netflix foi o maior destaque, vencendo em nove categorias

Em 2021, a audiência da cerimônia desabou. De acordo com a Vulture, que classificou os números como um "desastre de proporsões épicas", a premiação foi assistida por 6,9 milhões de pessoas, em comparação aos 18,3 milhões que assistiram no ano passado.

Confira todos os vencedores do Globo de Ouro 2021 The Crown leva em todas as categorias em que concorreu no Globo de Ouro 2021 Drinks, gafes e homenagens: os melhores momentos do Globo de Ouro 2021 Os melhores cenários da cerimônia virtual do Globo de Ouro 2021

Fonte: Omelete // Camila Sousa

Veja também