FILMES NO CINEMA

Studio Ghibli receberá Palma de Ouro honorária em Cannes

Publicado em 17/04/24 15:00

Studio Ghibli será um dos principais homenageados da edição 2024 do Festival de Cannes, o mais tradicional festival de cinema da Europa. Por suas animações, o Ghibli receberá uma Palma de Ouro honorária.

"Eu estou realmente honrado e feliz que o estúdio receberá a Palma de Ouro honorária", disse Toshio Suzuki, co-fundador do Studio Ghibli. "Eu gostaria de agradecer do fundo do meu coração ao festival. Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu criamos esse projeto com o desejo de trazer animações de alto nível e alta qualidade para adultos e crianças de todas as idades. Hoje, nossos filmes são assistidos por pessoas em todo o mundo, e muitos visitam o Museu Ghibli", completou.

A premiação marca também um momento histórico: é a primeira vez que o prêmio honorário não é entregue a uma pessoa, mas a uma instituição. "Como todos os ícones da sétima arte, esses personagens ocupam as nossas imaginações com narrativas emocionantes, prolíficas, coloridas e sensíveis. Com Ghibli, a animação japonesa se destaca como uma das grandes aventuras da cinefilia, no caminho entre tradição e modernidade", afirmou Iris Knoblock, presidente do festival.

O Castelo Animado, do Studio Ghibli, ganha réplica em tamanho real no Japão De Chihiro a Menino e a Garça: a história do estúdio Ghibli no Oscar Hayao Miyazaki funde fantasia com o pesadelo da guerra em O Menino e a Garça

O último lançamento do Studio Ghibli foi o vencedor do Oscar de Melhor Animação O Menino e a Garça. No filme, um jovem garoto chamado Mahito se aventura em um mundo compartilhado entre vivos e mortos. Lá, a morte encontra um fim e a vida acha um novo começo. O longa é uma fantasia semi-autobiográfica de Hayao Miyazaki sobre vida, morte e criação, em tributo à amizade.

O longa entrará em breve no catálogo da Netflix no Brasil. 

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também