FILMES NO CINEMA

Frankenstein | Guillermo Del Toro diz que o filme não é sobre uso de IA

Publicado em 30/08/25 14:00

Durante o Festival de Veneza, o diretor Guillermo Del Toro fez comentários sobre seu novo filme, Frankenstein, adaptação do livro de Mary Shelley. 

Apesar de a história do longa alertar sobre os perigos do abuso da tecnologia pela humanidade, o diretor afirmou que ele não é uma metáfora sobre o uso de inteligência artificial.

"Não é pra ser uma metáfora sobre isso," disse Del Toro. "Vivemos em um momento de terror e intimidação, com certeza. Não há nada mais urgente do que manter um entendimento da nossa humanidade em uma época onde tudo é levado a extremos. O filme tenta mostrar personagens imperfeitos e o direito que temos de permanecermos imperfeitos, e o direito que temos de entender uns aos outros mesmo sob condições opressoras."

Para complementar sua fala, ele declarou: "Não tenho medo de inteligência artificial. Tenho medo da estupidez natural."

Tudo sobre Frankenstein 

Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres. Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.

O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein. 

AppleTV+: Experimente grátis por 7 dias CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda. 

Guillermo Del Toro abandona quarto mal-assombrado: "Tem algo lá dentro comigo" Foto do set de Frankenstein indica adaptação de passagem importante do livro

Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme terá uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele entran o cinema em 23 de outubro.

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também