FILMES NO CINEMA

Foi apenas um acidente | Co-roteirista do longa é preso no Irã

Publicado em 01/02/26 15:00

Mehdi Mahmoudian, co-roteirista de Foi apenas um acidente, longa indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, foi preso em Teerã, capital do Irã, neste sábado (31).

A prisão veio após Mahmoudian ter assinado uma carta denunciando as ações de Ali Khamenei, chefe da República Islâmica do Irã. Além dele, 17 outras pessoas também foram presas. 

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
Foi Apenas um Acidente, vencedor de Cannes, faz grande suspense moral

O diretor de Foi apenas um acidente, Jafar Panahi, também assinou o documento. O cineasta já havia sido condenado a um ano de prisão, anteriormente, por acusações de manifestação contra o Estado.

O documento assinado pelos ativistas condena a campanha do governo contra protestos populares. "A matança em massa e sistemática de cidadãos que, corajosamente, foram às ruas para trazer um fim a um regime ilegítimo constitui crime organizado contra a humanidade", diz um trecho da carta. 

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui

Panahi se manifestou a favor do colega: "Mehdi Mahmoudian não é apenas um ativista dos direitos humanos e um prisioneiro da consciência; ele é uma testemunha, um ouvinte, e uma presença moral rara. Uma presença cuja ausência é sentida imediatamente, tanto dentro dos muros da prisão quanto além deles." [por Variety]

Tudo sobre o Oscar 2026

Mais uma vez agendado para acontecer no lendário Dolby Theatre em Los Angeles, o Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março a partir das 22h (Brasília) e será a 98ª edição da principal premiação do mundo do cinema. No Brasil, o evento será transmitido pela TNT, HBO Max e Rede Globo.

Oscar 2026 | Lista completa de indicados com O Agente Secreto e Wagner Moura Oscar 2026 | Onde Assistir aos 10 Indicados a Melhor Filme

O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou quatro indicações, empatando o recorde de um longa nacional estabelecido por Cidade de Deus. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, a história recifense disputa Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco (categoria inédita no Oscar) e Melhor Filme Internacional, prêmio que ano passado foi para o também brasileiro Ainda Estou Aqui.

Não para por aí: o Brasil também está representado pelo diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado em Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

Oscar 2026 | Os esnobados e as maiores surpresas entre os indicados O Agente Secreto | Todos os prêmios e indicações do filme até agora

Este ano, Pecadores é o filme mais indicado, disputando em 16 categorias, um novo recorde histórico. Logo atrás dele está o favorito a vencer Melhor Filme, Uma Batalha Após a Outra, com 13 indicações.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Júlia Henn

Veja também