FILMES NO CINEMA

Festival de Sundance lamenta morte de Robert Redford: "Inspirou gerações"

Publicado em 16/09/25 14:00

Festival de Sundance emitiu um comunicado oficial lamentando a morte de Robert Redford. O ator, vale lembrar, foi um dos fundadores do festival. Leia a seguir.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

"Estamos profundamente tristes com a perda do nosso fundador e amigo Robert Redford. A visão de Bob de um espaço e uma plataforma para vozes independentes lançou um movimento que, mais de quatro décadas depois, inspirou gerações de artistas e redefiniu o cinema nos EUA e no mundo todo. Além de suas enormes contribuições à cultura em geral, sentiremos falta de sua generosidade, clareza de propósito, curiosidade, espírito rebelde e seu amor pelo processo criativo. É uma honra para nós estar entre os guardiões de seu notável legado, que continuará a guiar o Instituto para sempre."

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui

Sundance foi fundado por Redford em 1978. Inicialmente um laboratório modesto para cineastas estreantes, Sundance se tornou um dos eventos mais importantes do calendário cinematográfico dos EUA, e uma casa acolhedora para produções independentes.

Filmes como Gosto de Sangue (1985, dos irmãos Coen), Sexo, Mentiras e Videotape (1989, de Steven Soderbergh), Cães de Aluguel (1992, de Quentin Tarantino), O Balconista (1994, de Kevin Smith), A Bruxa de Blair (1999), Donnie Darko (2001) e Jogos Mortais (2004) utilizaram o festival como trampolim, com o passar dos anos, para conseguir distribuição comercial dentro e fora dos EUA.

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também