Cannes | Anora, de Sean Baker, vence a Palma de Ouro; veja os vencedores

Publicado em 25/05/24 16:00

O filme Anora, de Sean Baker (Projeto Flórida), recebeu a Palma de Ouro deste ano em Cannes. O festival anunciou os vencedores neste sábado (25), em cerimônia que revelou ao mundo as escolhas do júri presidido pela diretora Greta Gerwig (Barbie).

A premiação ainda teve o filme All We Imagine as Light, da diretora Payal Kapadia, como vencedor do Grand Prix, o segundo prêmio mais importante da noite. O longa é o primeiro filme indiano a integrar a seleção oficial em 30 anos.

O grupo também concedeu um prêmio especial para o iraniano Mohammad Rasoulof, diretor de The Seed of the Sacred Fig. O cineasta fugiu do seu país depois de ser condenado a oito anos de prisão pelo governo do Irã, acusado de supostamente ter agido contra a segurança nacional ao filmar o projeto.

O júri premiou ainda Jesse Plemons como melhor ator pelo filme Tipos de Gentileza, de Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas), e consagrou de melhor atriz o grupo formado por Selena Gomez, Zoe Saldaña, Adriana Paz e Karla Sofía Gascón por Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard (O Profeta). Audiard ainda recebeu o prêmio do júri, o terceiro lugar simbólico na disputa pela Palma.

O prêmio de melhor roteiro, enquanto isso, foi para The Substance, da francesa Coralie Fargeat. Já o troféu de direção foi para o português Miguel Gomes, por Grand Tour.

A Câmera de Ouro, honraria concedida aos melhores primeiros filmes exibidos no festival, foi para Armand, de Halfdan Ullmann Tondel. O diretor é neto do cineasta Ingmar Bergman e da atriz Liv Ullmann. 

Confira a lista completa de vencedores a seguir:

Palma de Ouro: Anora, de Sean Baker
Grand Prix: All We Imagine as Light, de Payal Kapadia
Prêmio do Juri: Emilia Pérez, de Jacques Audiard
Melhor Direção: Miguel Gomes, por Grand Tour
Melhor Ator: Jesse Plemons, por Tipos de Gentileza
Melhor Atriz: Adriana Paz, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña, por Emilia Pérez 
Melhor Roteiro: Coralie Fargeat, por The Substance
Câmera de Ouro: Armand, de Halfdan Ullmann Tondel
Prêmio Especial: Mohammad Rasoulof, por The Seed of the Sacred Fig