FILMES NO CINEMA

Festival de Cannes 2020: seleção tem filme brasileiro sobre racismo e mais

Publicado em 03/06/20 15:00

O Festival de Cannes 2020 revelou hoje a seleção de 56 filmes que receberão o "selo de aprovação" dos organizadores. O festival desistiu de ter uma edição física este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, e não haverá premiação — mas alguns dos filmes devem ser exibidos em outros eventos.

O Brasil é representado na lista por "Casa de Antiguidades", longa de João Paulo Miranda estrelado por Antônio Pitanga, que retrata a vida de um operário negro em uma cidade fictícia de colonização austríaca no Brasil.

A trama toca em questões como o racismo e a polarização política do Brasil durante a eleição de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi eleito. Parte do longa foi gravado em Treze Tílias, cidade catarinense que teve forte apoio ao presidente.

Wes Anderson e mais

Entre os filmes escolhidos, destaque para "The French Dispatch", nova obra de Wes Anderson que conta com um elenco estrelado: Timothée Chalamet, Saoirse Ronan, Tilda Swinton, Edward Norton, Christoph Waltz, Bill Murray e mais.

Outro título aguardado é "Soul", animação da Pixar que leva o diretor Pete Docter ("Divertida Mente") para o mundo das almas humanas. Jamie Foxx dá voz ao personagem principal da trama.

Novos filmes de diretores aclamados, como Steve McQueen (de "12 Anos de Escravidão"), François Ozon, Naomi Kawase e Thomas Vinterberg, também estão na lista, assim como "Falling", estreia do ator Viggo Mortensen ("O Senhor dos Anéis") na direção.

O festival também cumpriu a promessa do seu diretor artístico, Thierry Fremaux, de incluir mais filmes de diretores estreantes e de diretoras mulheres na seleção. O executivo exaltou a maior inclusão destas categorias na edição 2020 do festival em carta à imprensa lançada ontem.

São 15 (26,7%) filmes de diretores estreantes, e 16 (28,5%) títulos dirigidos por mulheres — neste caso, dois a mais do que no ano passado, quando Cannes selecionou 14 longas com direção feminina.

Veja a seleção:

"The French Dispatch", de Wes Anderson "Soul", de Pete Docter "Summer of 85", de Francois Ozon "True Mothers", de Naomi Kawase "Lover's Rock", de Steve McQueen "Mangrove", de Steve McQueen "Another Round", de Thomas Vinterberg "ADN", de Maïwenn "Falling", de Viggo Mortensen "Ammonite", de Francis Lee "Sweat", de Magnus von Horn "Nadia, Butterfly", de Pascal Plante "Limbo", de Ben Sharrock "Peninsula", de Sang-ho Yeon "Broken Keys", de Jimmy Keyrouz "Truffle Hunters", de Gregory Kershaw & Michael Dweck "Aya and the Witch", de Goro Miyazaki "Heaven", de Im Sang-soo "Last Words", de Jonathan Nossiter "Des Hommes", de Lucas Belvaux "Passion Simple", de Danielle Arbid "Good Man", de Marie-Castille Mention Schaar "The Things We Say, The Things We Do", de Emmanuel Mouret "John and the Hole", de Pascual Sisto "Here We Are", de Nir Bergman "Rouge", de Farid Bentoumi "Teddy", de Ludovic e Zoran Boukherma "Une Medicine De Nuit", de Elie Wajeman "Enfant Terrible", de Oskar Roehler "Pleasure" de Ninja Thyberg "Slalom", de Charléne Flavier "Casa de Antiguidades", de João Paulo Miranda "Ibrahim", de Samuel Gueismi "Gagarine", de Fanny Liatard & Jérémy Trouilh "16 Printemps", de Suzanne Lindon "Vaurien", de Peter Dourountzis "Garçon Chiffon", de Nicolas Maury "Si Le Vent Tombe", de Nora Martirosyan "On the Way to the Billion", de Dieudo Hamadi "9 Days at Raqqa", de Xavier de Lauzanne "Cévennes", de Caroline Vignal "French Tench", de Bruno Podalydès "Un Triomphe", de Emmanuel Courcol "Les Discours", de Laurent Tirard "L'Origine du Monde", de Laurent Lafitte "Flee", de Jonas Poher Rasmussen "Eight and a Half", de Ann Hui, Sammo Kam-Bo Hung, Ringo Lam, Patrick Tam, Johnnie To, Hark Tsui, John Woo & Woo-Ping Yuen

Mais informações em breve.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também