FILMES NO CINEMA

Festival de Berlim seleciona filmes de Karim Aïnouz e Grace Passô; veja lista

Publicado em 20/01/26 11:00

A seleção do Festival de Berlim deste ano incluiu mais dois filmes comandados por brasileiros: os longas Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, e Nosso Segredo, de Grace Passô.

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

"Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o Praia do Futuro, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção. É uma vitrine perfeita para este filme que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”, celebra Aïnouz.

”Tô feliz de estar num grande festival como a Berlinale. Este é um filme muito especial pra mim, e quem conhece o que venho criando há anos, sabe. Acho um momento também especial para a produção cinematográfica de Belo Horizonte, que marca uma presença histórica este ano no festival e também porque nós, brasileiras, estamos empolgadas com as repercussões de grandes cineastas brasileiros lá fora. Como pareceu dizer Kleber no discurso do Globo de Ouro, é um momento de empolgar as criações cinematográficas no Brasil”, comentou Passô.

Lázaro Ramos celebra seleção de Feito Pipa no Festival de Berlim

O filme de Aïnouz é estrelado por Elle Fanning, Riley Keough, Callum Turner, Jamie Bell, Pamela Anderson e Tracy Letts. A história acompanha uma vila espanhola, onde os irmãos americanos Jack, Ed, Anna e Robert vivem isolados e imersos na fortuna herdada. Quando Jack decide morar com a namorada e Ed descobre a verdade sobre a morte da mãe, a estrutura familiar começa a desmoronar.

Paramount+ | Garanta sua assinatura do streaming aqui

Já a obra de estreia de Passô em longas-metragens conta a história de uma família negra que tenta reconstruir sua rotina após uma perda recente. Enquanto cada um foge do luto à sua maneira, o filho caçula guarda um segredo capaz de encarar as raízes de suas dores e, juntos, descobrirem um novo caminho. O elenco traz Robert Frank, Efraim Santos, Jéssica Gaspar, Flip, Ju Colobmo, Marisa Revert, Gláucia Vandeveld, Juan Queiroz, Mateus Aleluia, Nanego Lira e Tássia Reis.

Os dois longas se juntam a outros seis brasileiros já confirmados na Berlinale deste ano.

O Festival de Berlim acontece entre os dias 12 e 22 de fevereiro. A edição deste ano terá filmes de cineastas como André Novais Oliveira, Hong Sang-soo, Anna Roller e mais.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também