FILMES NO CINEMA

Extermínio: O Templo dos Ossos | Cillian Murphy volta no novo filme? Saiba tudo

Publicado em 13/01/26 19:00

Extermínio: O Templo dos Ossos chega aos cinemas nesta quinta-feira (15) e traz de volta o universo criado por Danny Boyle com o longa original de 2002, cujo protagonista foi ninguém menos do que Cillian Murphy. Antes mesmo do anúncio oficial do longa, rumores diziam que o ator retornaria à franquia neste filme, após ficar de fora de A Evolução. Mas será que isso aconteceu mesmo?

[Crítica] Extermínio: O Templo dos Ossos comete o pecado de ser genérico demais 

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

[Atenção: spoilers da franquia Extermínio abaixo - leia por sua conta e risco]

Vale lembrar que, no final de Extermínio (2002), Jim (Murphy) consegue escapar de ser fuzilado por um grupo de militares que engavam as pessoas para capturar mulheres com o intuito de estuprá-las. Ele retorna ao cativeiro e liberta um infectado que era mantido preso, o que faz com que todos sejam mortos. Dessa forma, ele consegue salvar as companheiras Selena (Naomie Harris) e Hannah (Megan Burns).

Alguns dias se passam e o trio surge morando em uma pequena casa no interior da Inglaterra, onde espera pelo resgate das autoridades. O longa termina com um avião de caça sobrevoando o local enquanto os três escrevem um sinal com os dizeres "Hello" (Olá, em tradução livre), com o intuito de serem resgatados. O final fica em aberto e nunca deixou claro de que eles seriam, de fato, levados dali.

Cillian Murphy retorna em O Templo dos Ossos?

A resposta é sim. No fim do longa, Spike (Alfie Williams) e Jimmy Ink (Erin Kellyman) deixam o Templo dos Ossos após a morte de Kelson (Ralph Fiennes) e vagam pela região em busca de um novo refúgio. A cena corta para o interior de uma casa simples nos campos de mostra Jim (Murphy) dando aula de história para uma jovem negra que o chama de pai, o que dá a entender que ele e Selena tiveram uma filha.

Após um breve diálogo, a jovem vê duas pessoas correndo enquanto são perseguidas por um grupo de infectados. Jim decide que eles devem ajudá-los e, quando a câmera se aproxima dos estranhos, vemos que trata-se de Spike e Jimmy Ink. Desta forma, o quarteto deve se unir e protagonizar o terceiro e último capítulo da nova trilogia de Extermínio.

Tudo sobre Extermínio: O Templo dos Ossos

Dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland, o primeiro Extermínio (em inglês, 28 Days Later) se passa 28 dias depois do começo de um ataque de zumbis rápidos e letais que derrubou o Reino Unido (mas não o resto do mundo, que fechou as portas para os britânicos). Nele, acompanhamos Jim (Cillian Murphy) acordando após um coma e tendo que lidar com a nova realidade. 

Uma continuação, Extermínio 2 (28 Weeks Later no original) mostra os acontecimentos 28 semanas depois do início da infecção, mas foi feito sem Boyle e Garland. O terceiro filme, intitulado Extermínio: A Evolução, ou 28 Years Later no original, vamos para o vigésimo-oitavo ano deste mundo pós-apocalíptico.

Os protagonistas de Extermínio: A Evolução são Jamie (Aaron Taylor-Johnson, de Kraven e Nosferatu) e Isla (Jodie Comer, de Killing Eve), que juntos tem um filho de 12 anos chamado Spike (Alfie Williams, de His Dark Materials). Eles vivem na ilha de Lindisfarne, que no filme passa a ser conhecida como Ilha Santa por oferecer um refúgio aos sobreviventes, com leis e segurança instalados para proteger o local. Então, chega o momento de Spike ir com o pai para fora daqueles muros como parte de um ritual de amadurecimento através do qual o garoto precisa conhecer a realidade do mundo ao seu redor. Completando o elenco do filme está Ralph Fiennes (franquia Harry Potter), que interpreta um médico que sobreviveu ao apocalipse e desenvolveu ideias perturbadoras.

Extermínio: A Evolução foi o começo de uma nova trilogia de filmes da franquia. Garland escreve os três filmes, e Boyle vai dirigir o primeiro e o último. Nia DaCosta (Candyman) vai comandar o segundo filme, Extermínio: O Templo dos Ossos, que chega em 15 de janeiro de 2026 aos cinemas. No longa, Dr. Kelson (Ralph Fiennes) se encontra em uma nova e chocante relação – com consequências que poderiam mudar o mundo como eles o conhecem – e o encontro de Spike (Alfie Williams) e Jimmy Crystal (Jack O'Connell) se torna um pesadelo do qual ele não consegue escapar. No universo de O Templo dos Ossos, os infectados não são mais a maior ameaça para a sobrevivência – a desumanidade dos sobreviventes se torna mais aterrorizante. 

Cillian Murphy, protagonista do Extermínio original, vai retornar numa pequena participação em O Templo dos Ossos e terá um papel maior no capítulo final da nova trilogia de Extermínio, que ainda não tem título nem data de estreia definidos.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // André Zuliani

Veja também