FILMES NO CINEMA

Eva Mendes, Daniel Day-Lewis e outras celebridades que largaram a atuação

Publicado em 17/05/22 05:00

Eva Mendes não foi a única celebridade que deixou Hollywood. Aos 48 anos, a atriz de origem cubana levantou especulações sobre os motivos de seu sumiço das atuações, mas outras pessoas também já abandonaram os filmes e as séries, seja por estarem descontentes com a indústria ou por preferirem se dedicar a outros projetos.

Mas você se lembra dos mais famosos deles?

Adèle Haenel

A atriz francesa de "Retrato de Uma Jovem em Chamas" contou recentemente para a revista alemã FAQ que decidiu parar de fazer filmes. Escalada para o próximo projeto de Bruno Dumont, Haenel já havia deixado o elenco da ficção científica, e agora explicou que não pretende voltar a atuar em frente às câmeras em nenhum outro filme ou série. Segundo ela, suas razões são políticas:

"A indústria cinematográfica é reacionária, racista e patriarcal. Estaremos errados se dissermos que os poderosos são bons (...) O que move a sociedade são as lutas de classe. No meu caso, abandonar é lutar."

Eva Mendes

Eva Mendes
Imagem: Donato Sardella / Getty Images para New York & Comp

Tendo aparecido por último no filme "Lost River" (2014), Eva Mendes preferiu priorizar a família e a maternidade. Hoje, ela é empresária e tem uma marca de esponjas para lavar louça. Mesmo distante das telas, ela contou que voltaria a fazer um filme ou uma série, caso o projeto não envolvesse violência ou conteúdo sexual.

Cameron Diaz

A atriz Cameron Diaz
Imagem: Joel Ryan/Invision/AP,

A eterna Pantera abandonou a indústria por volta de 2014. Em 2018, Cameron Diaz oficializou sua aposentadoria, dizendo que não sente falta de atuar e que curte ter tempo para si mesma e para a família.

Daniel Day-Lewis

O ator Daniel Day-Lewis
Imagem: Jason Merritt/Getty Images

Vencedor de três Oscar, o ator inglês anunciou sua aposentadoria após "Trama Fantasma" (2017), filme pelo qual recebeu a sexta indicação da Academia. Na ocasião, ele disse que não trabalharia mais como ator, e que os motivos eram pessoais.

Karyn Parsons

Karyn Parsons ficou conhecida como Hilary Banks em 'Um Maluco no Pedaço'
Imagem: Joseph Del Valle/NBCU

Eternamente conhecida como a Hilary Banks de "Um Maluco no Pedaço", Parsons estrelou a série de comédia "The Job" entre 2001 e 2002. Depois disso, casou-se, virou mãe e mudou seu foco para a escrita. Ela chegou a criar uma organização sem fins lucrativos para levar histórias de conquistas negras para crianças de todo o mundo.

Angus T. Jones

Angus T. Jones como Jake Harper ainda criança em 'Two and a Half Men'
Imagem: Divulgação

Ele ficou famoso ainda na infância, quando viveu Jake Harper na comédia "Dois Homens e Meio". Mas em 2012, Angus T. Jones declarou que não gostaria mais de aparecer na série, por causa de sua religião e por considerar a comédia "suja". Aos poucos, seu personagem foi desaparecendo do seriado, e Angus passou a fazer parte da gerência de uma empresa de produção de eventos.

Rick Moranis

Rick Moranis e Marcia Strassman em "Querida, Estiquei o Bebê" (1992)
Imagem: Divulgação

Comediante famoso da década de 80, Moranis atuou em filmes como "Querida, Encolhi as Crianças", "Querida, Estiquei o Bebê", "Os Caça-Fantasmas" e "A Pequena Loja de Horrores".

Apesar da carreira bem-sucedida, ele deixou a atuação para cuidar dos filhos, após a morte de sua esposa, aos 35 anos. Depois de "Querida, Encolhi a Gente!", em 1997, ele abandonou de vez os filmes. No entanto, voltará em "Shrunk", uma nova sequência da franquia que mais marcou sua história.

Greta Garbo

Greta Garbo abandonou a carreira de atriz aos 36 anos
Imagem: Divulgação

Após o começo da carreira em filmes mudos suecos, Greta rapidamente tornou-se um fenômeno global em Hollywood, em 1925. Mas, em 1941, ela se sentiu humilhada pelas críticas negativas de sua performance na comédia romântica "Duas Vezes Meu". Aos 36 anos, decidiu passar a levar uma vida reclusa, abandonando a carreira de atriz para focar em coleções de arte.

Mara Wilson

Mara Wilson como Matilda no longa de 1996
Imagem: Reprodução

A eterna Matilda já foi uma das atrizes mirins mais famosas do cinema e da TV. No entanto, quando começou a passar pela fase da puberdade, ela parou de ser considerada para papéis principais, e a receber ofertas somente para personagens coadjuvantes, geralmente da "amiga gorda" da protagonista.

Em entrevista à rádio NPR, ela contou que se sentiu "desencantada" com a indústria do cinema e que passar pela adolescência em sets de filmagem era algo extremamente desconfortável.

"Eu estava deprimida, ansiosa e mal posso lembrar de quando 'Matilda' estreou. Tenho vagas memórias da estreia. Acho que me desencantei com a atuação e com Hollywood."

Fonte: UOL Cinemas // Laysa Zanetti

Veja também