FILMES NO CINEMA

Emilia Clarke revela que sofreu 2 aneurismas enquanto filmava "Game of Thrones"

Publicado em 21/03/19 14:00

A atriz Emilia Clarke, conhecida por viver Daenerys Targaryen em "Game of Thrones", se abriu pela primeira vez sobre os problemas de saúde que sofreu durante a trajetória de oito anos na série. Em artigo ao "The New Yorker", a britânica conta que já sofreu dois aneurismas.

O primeiro, segundo Clarke, ocorreu pouco depois do fim das filmagens da primeira temporada, antes de "Game of Thrones" exibir o seu episódio de estreia na HBO. Ela contou que estava malhando com o seu personal trainer em fevereiro de 2011 quando sentiu uma aguda dor de cabeça.

"Eu tentei ignorar a dor e acabar o treinamento, mas não consegui. Eu disse ao meu personal trainer que tinha que fazer uma pausa. De alguma forma, quase engatinhando, cheguei até o vestiário [da academia]. Eu alcancei a privada, ajoelhei e vomitei violenta e volumosamente", escreveu a atriz.

Clarke disse que começou a suspeitar que aquilo não era uma virose ou doença comum naquele mesmo momento. "Eu ouvi a voz de uma mulher, vinda da cabine ao mau lado no banheiro, perguntando se eu estava bem. Eu disse que não. Ela abriu a porta e me ajudou a ficar na posição de recuperação", relatou Clarke.

"A seguir, eu me lembro do som de uma sirene, da ambulância. Eu ouvi novas vozes, alguém dizendo que meu pulso estava fraco. Eu continuava vomitando. Alguém achou meu celular e ligou para os meus pais, e eles foram me encontrar na sala de emergência do hospital", contou ainda.

Clarke relatou que o seu diagnóstico veio rápido: hemorragia subaracnoide, um tipo de derrame causado por sangramento no espaço do crânio que envolve o cérebro. Essa hemorragia, por sua vez, foi causada por um aneurisma, ou uma ruptura arterial.

"Como eu descobri mais tarde, em torno de um terço dos pacientes que sofrem esse tipo de hemorragia morrem na hora", escreveu Clarke. "Para os pacientes que sobrevivem, tratamento urgente é necessário, e há muitas chances de um segundo aneurisma acontecer".

Clarke passou por cirurgia pouco depois, no Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, em Londres, no Reino Unido. "Por três horas, os médicos tentaram consertar o meu cérebro. Não seria minha última, nem minha pior cirurgia. Eu tinha 24 anos", relatou.

Cena da sétima temporada de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Sequelas

No texto para o "The New Yorker", Clarke se lembrou de acordar após a primeira cirurgia, com "uma dor insuportável", e ouvir dos médicos que eles a manteriam em observação por pelo menos duas semanas -- se ela passasse desta marca, suas chances de recuperação total eram altas.

"Certa noite, depois de eu passar deste prazo, uma enfermeira me perguntou meu nome completo. Eu me chamo Emilia Isobel Euphemia Rose Clarke, mas não conseguia-me lembrar disso. Ao invés disso, palavras que não faziam sentido saíram de minha boca, e eu entrei em pânico", relatou a atriz.

"Eu sou uma atriz, preciso lembrar das minhas falas. Agora, não lembrava nem do meu nome", lamentou a seguir. "Eu estava sofrendo de uma condição chamada afasia [dificuldade de expressão em palavras], devido ao trauma que meu cérebro teve que aguentar".

"Nos meus piores momentos, eu queria desistir de tudo. Eu disse aos médicos para me deixarem morrer. O meu trabalho, todo o meu sonho do que eu queria ser na minha vida, era centrado na linguagem e na comunicação. Sem isso, eu estava perdida", completou.

A afasia, no entanto, durou apenas uma semana. "Eu consegui falar de novo. Eu sabia dizer o meu nome. Muita gente ao meu redor naquelas semanas no hospital não teve a mesma sorte. Eu saí de lá um mês depois de ser internada. Dentro de poucas semanas, tinha que voltar ao set de 'Game of Thrones'", contou.

Clarke ainda revelou que, durante as filmagens da segunda temporada da série da HBO, seu estado de saúde ainda era precário. "Depois do primeiro dia de filmagens, eu me arrastei para o hotel e mal consegui chegar na cama antes de desmaiar", escreveu.

Emilia Clarke no Globo de Ouro 2014 Imagem: Jason Merritt/Getty Images

Um segundo pesadelo

Em 2013, após finalizar a terceira temporada de "Game of Thrones", Clarke passou por um de seus exames de rotina. Dois anos atrás, os médicos haviam dito para a atriz que ela tinha um segundo aneurisma no outro lado do cérebro, mas que ele era pequeno, e poderia nunca chegar a causar problemas.

No novo exame, ficou claro que o aneurisma havia duplicado de tamanho, e uma nova cirurgia era necessária. Os médicos prometeram um procedimento simples, mas problemas surgiram durante o processo e Clarke acordou "gritando de dor".

Uma terceira cirurgia aconteceu, esta mais invasiva e demorada, e a atriz passou mais um mês em recuperação no hospital. "Parecia que eu tinha passado por uma guerra pior que aquelas que Daenerys enfrentou. Partes do meu crânio foram substituídos por placas de titânio", contou.

"Novamente, eu tive momentos em que perdi toda a esperança. Eu não conseguia olhar ninguém nos olhos. Tive ansiedade, ataques de pânico. Minha mãe me criou para nunca dizer 'isso não é justo', para sempre lembrar que há alguém em situação pior que você, mas foi difícil sentir algo positivo naquele momento", relembrou.

"É difícil para mim relembrar estes dias sombrios em detalhes. Minha mente os bloqueou", contou ainda. "Eu lembro que estava convencida que ia morrer. Lembro que tinha certeza que as notícias sobre minha saúde sairiam na imprensa".

Clarke relatou ainda que o tabloide "National Enquirer" chegou a publicar uma história sobre seus problemas de saúde, mas que ela negou a notícia sempre que foi perguntada por repórteres.

Emilia Clarke como Daenerys em pôster da oitava temporada de "Game of Thrones" Imagem: Reprodução/EW

Mensagem de esperança

"Por favor, acreditem em mim: Eu sei que meu caso não é único, que eu não estou sozinha", escreveu Clarke ao final de seu relato no "The New Yorker". "Incontáveis pessoas sofreram muito mais que eu, e não tiveram a sorte de receber o tratamento que eu recebi".

"Poucas semanas depois da minha última cirurgia, eu fui à Comic-Con de San Diego com meus colegas de elenco em 'Game of Thrones'. Eu não queria desapontar os fãs. Eu estava com muita dor de cabeça pouco antes de entrar no palco para conversar com eles", contou ainda.

"Quando eu saí do palco, minha assessora me disse que um repórter da MTV estava me esperando. Eu pensei comigo: 'Se eu vou morrer agora, que seja na televisão'. É claro, eu sobrevivi. Sobrevivi à MTV, e a muito mais", continuou.

Clarke disse que está "100% recuperada" hoje em dia. "Além de meu trabalho como atriz, eu decidi me dedicar a uma organização beneficente chamada SameYou, que ajuda a dar tratamento para pessoas que se recuperam de lesões cerebrais ou derrames", contou.

"Há algo de muito gratificante em chegar ao fim de "Game of Thrones", e eu me sinto muito sortuda por estar aqui para ver o fim desta história e o começo do que vem a seguir", completou.

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também