El Camino | Criador de Breaking Bad explica a grande aparição especial do filme

Publicado em 14/10/19 14:00

[Cuidado com spoilers!]

El Camino, filme da Netflix que continua a história de Breaking Bad, finalmente chegou à plataforma, dando sequência à jornada do personagem Jesse Pinkman (Aaron Paul) após os eventos do fim da série. Além do próprio Pinkman, retornam para o alguns dos personagens que tornaram o seriado tão especial. Em entrevista ao USA Today, criador do seriado e diretor do filme Vince Gilligan, afirmou que uma das maiores aparições estava planejada desde o inicio da produção:

“Não havia motivo para fazer isso se não virmos Walter White, ao menos de passagem. Foi o único personagem em que eu pensei “Cara, faça chuva ou faça sol, nós temos que colocá-lo lá de alguma forma”, desde que Bryan Cranston queira interpretá-lo novamente. Graças a Deus ele quis.”

Entretanto, Gilligan admitiu que a participação de Walt aconteceria apenas por fanservice, pois “não havia um motivo, era um momento de diversão para os fãs”. Porém, a produtora Melissa Bernstein o questionou sobre dar mais camadas à participação, de uma forma que fizesse sentido com a jornada e Jesse em El Camino:

“Então voltei à prancheta, trabalhando com ela e Peter Gould, meu parceiro em Better Call Saul, e adicionei aquela fala ao fim da cena, em que Walt diz ‘você não tem que esperar sua vida toda para fazer algo especial’, e pro inferno se isso não mexeu em toda a cena - subitamente significava algo.”

Vince Gilligan relembrou também o momento da série em que o flashback se passa, durante os eventos do nono episódio da segunda temporada:

“Há um episódio na segunda temporada chamado “4 Days Out”, em que Walt está muito certo de que ele não vai viver muito porque começou a tossir sangue, mesmo que esteja passando pelo tratamento para o câncer. Ele e Jesse vão e cozinham essa banheira gigante de metanfetamina, mas então eles ficam presos (no deserto) em sua van porque a bateria acabou. Então eles estão desidratando até a morte, mas finalmente começam a trabalhar para se salvar. A cena no filme se passa entre eles trabalhando para ligar a van e Jesse dando carona para Walt até o aeroporto (que acontece no fim do episódio).”

O cineasta celebrou o trabalho da equipe de maquiagem para tornar o ator Bryan Cranston, que não poderia raspar a cabeça por outros trabalhos, careca novamente:

“Filmamos esse episódio há dez anos, então foi divertido fazer o figurino e a maquiagem direito (para El Camino). Bryan estava no meio de uma peça da Broadway e tinha uma cabeça cheia de cabelo que ele não poderia cortar para nós, então tivemos esses artistas de maquiagem maravilhosos para nos dar a melhor careca (...).”

Gilligan detalhou também o complexo plano para fazer com que a presença de Cranston nos sets de filmagens de El Camino permanecesse desconhecida do grande público:

“Movemos céus e a terra para manter como um segredo para o mundo todo. Ele estava no meio da temporada de sua maravilhosa peça da Broadway, Network, então ele tinha apenas um dia de folga. Seus movimentos são muito bem documentados por paparazzi, especialmente se ele voar para Albuquerque, seria um evento enorme. Em qualquer momento que Bryan Cranston apareça em Albuquerque, pessoas vão notar, tirar fotos em seus celulares, porque é uma cidade pequena. Então o que tivemos de fazer foi levá-lo em um jato particular (de Nova York), e então quando ele desembarcou no aeroporto de Albuquerque, colocamos uma sacola em sua cabeça, colocamos em um carro e dirigimos direto para o set. Assim que ele chegou, pessoas o cercaram com guarda-chuvas e coisas assim. Foi uma viagem atribulada - ele ficou em Albuquerque por apenas 36 horas.”

El Camino: A Breaking Bad Movie está disponível na Netflix.

Fonte: Omelete // Gabriel Avila