Como Duna: Parte Dois prepara as areias para um terceiro filme

Publicado em 01/03/24 21:00

[Spoilers de Duna: Parte Dois à frente]

Uma das estreias mais esperadas do ano, Duna: Parte Dois já está em cartaz e, como se sabe há semanas, seu diretor Denis Villeneuve já trabalha no terceiro capítulo de sua versão da obra de Frank Herbert. O cineasta pretende fechar a trilogia com uma adaptação de O Messias de Duna, segundo volume da saga literária e, no filme de 2024, ele já deixou alguns ganchos a serem puxados pela Parte Três.

A primeira grande trama a ser recuperada no terceiro filme deve ser a luta de Paul (Timothée Chalamet) para ser reconhecido como o imperador legítimo da galáxia após tomar o trono de Shadan Corrino (Christopher Walken) e se casar com Irulan (Florence Pugh). Como já adiantado na Parte Dois, a não-legitimação de Muad’Dib junto às Grandes Casas do Império dá origem a uma guerra santa violenta que se estenderá por todo o universo e deixará bilhões de mortos. Se, como nos livros, Villeneuve focar nos efeitos que essas mortes tiveram em Arrakis, o público deve testemunhar o peso que o messianismo tem sobre o jovem Atreides e sua liderança no planeta-deserto.

Essa busca de Paul por legitimação deve enfrentar um grande obstáculo por causa das Bene Gesserit. Durante a Parte II, a Reverenda Madre (Charlotte Rampling) faz com que Lady Margot (Léa Seydoux) seduza e engravide de uma filha de Feyd-Rautha (Austin Butler), assegurando a manutenção da linhagem Harkonnen. Com uma herdeira dos antigos governantes de Arrakis, a ordem mística tem a possibilidade de formar novas alianças entre as Grandes Casas e, quem sabe, tentar uma nova investida para controlar os fremen.

Falando nos fremen, Chani (Zendaya) deve ter papel bem importante no terceiro Duna. Depois de deixar Paul após o amado revelar suas intenções de casar com Irulan, a guerreira volta ao deserto para montar um verme da areia e, provavelmente, deve buscar outros nativos contrários ao controle de Muad’Dib, um forasteiro, sobre Arrakis. Assim, seu papel no próximo filme deve ser bem diferente do que ela teve nos livros, em que a personagem permanece ao lado do jovem Atreides e morre ao dar à luz gêmeos.

Por fim, o próximo Duna deve mostrar Alia (Anya Taylor-Joy) nascida. Com poder de presciência por sua mãe ter tomado a Água da Vida ainda grávida, a garota é uma aliada extremamente importante de Paul e chega a assumir o trono do Império quando o irmão morre, ocupando o cargo de regente até que seu sobrinho Leto II tivesse idade para governar.

Duna: Parte Dois traz de volta vários nomes do elenco estrelado do primeiro filme, como Zendaya, Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin. Entre as novidades, destaque para Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux, Austin Butler e Tim Blake Nelson.

Duna: Parte Dois está em cartaz nos cinemas brasileiros. O primeiro filme está disponível na Max.