Duna terá estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro

Publicado em 17/06/21 08:00

O Festival de Veneza confirmou hoje que o filme Duna, adaptação do clássico de ficção científica dirigida por Denis Villeneuve, terá sua estreia mundial no evento. A informação é do Deadline.

Duna será exibido fora da competição principal, o que significa que não poderá concorrer ao almejado Leão de Ouro. A sessão especial acontecerá na quarta-feira, dia 3 de setembro, no local de exibição conhecido como Sala Grande.

Rumores de que o longa estrelado por Timothée Chalamet poderia estrear em Veneza circulavam desde maio. A edição de 2021 do festival acontecerá entre os dias 1º e 11 de setembro, com Bong Joon-Ho (Parasita) servindo como presidente do júri principal.

Na nova adaptação, Chalamet será o protagonista Paul Atreides, cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas. 

Dave Bautista será Rabban, sobrinho sádico de um barão que comanda Arrakis e também é chamado de A Besta. O elenco ainda conta com Oscar IsaacZendayaJosh BrolinJason Momoa e outros astros.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, er já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

O novo Duna tem lançamento aguardado para 1º de outubro, nos EUA, e para a segunda metade de setembro, no resto do mundo. Além disso, o filme terá estreia simultânea na plataforma de streaming HBO Max (saiba mais).

Fonte: Omelete // Caio Coletti