FILMES NO CINEMA

Dos quadrinhos ao cinema: Maradona já virou filme, música e mais

Publicado em 25/11/20 15:00

Dos quadrinhos ao cinema: Maradona já virou filme, música e mais

Maradona na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1986, após o episodio da "la mano de Dios"
Alessandro Sabattini/Getty Images

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

25/11/2020 14h38

O mundo se despede hoje de um dos maiores ídolos do esporte mundial: Diego Armando Maradona. O ex-jogador argentino morreu aos 60 anos, após uma parada cardíaca, mas deixa um legado não só no esporte, mas no audiovisual.

Maradona já foi inspiração para filmes, músicas e até histórias em quadrinhos.

Continua depois da publicidade

Cinebiografia

Em 2007, a produção ítalo-argentina "Maradona, la mano di Dios" remonta a história do jogador desde a infância até o infarto que sofreu em 2000. O ator italiano Marco Leonardi foi o escolhido para dar vida a Maradona nas telonas.

Documentários

Em "Amando a Maradona", de 2005, o próprio ex-jogador fala sobre a paixão dos fãs por sua figura. Torcedores de todas as partes do mundo também mostram suas homenagens e tributos a Maradona.

O documentário "Maradona por Kusturica" (2008) narra a a história do jogador, contada pelo olhar de um de seus fãs, o diretor Emir Kusturica. "O Campeão Impossível" (2016) se debruça sobre um dos momentos de maior glória para Maradona: a conquista da Copa do Mundo de 1896 pela Argentina.

Continua depois da publicidade
Diego Maradona chuta a gol com a camisa do Napoli em 26 de outubro de October 1986
Imagem: Etsuo Hara/Getty Images

Vencedor do Oscar

A trajetória de Maradona também despertou a curiosidade do cineasta vencedor do Oscar, Asif Kapadia. "Diego Maradona", lançado pela HBO no ano passado, foi produzido com mais de 500 horas de filmagens do arquivo pessoal do ex-jogador.

Ficção

A idolatria por Maradona também ganhou a ficção. O longa argentino "O Caminho de San Diego" (2006) mostra um fã devoto de Maradona que tenta desesperadamente encontrar o ídolo para entregá-lo uma raiz que se pareceria muito com a silhueta do jogador.

Continua depois da publicidade

Na música

Maradona também já inspirou muitas músicas de artistas argentinos. "La Mano de Dios" de El Potro Rodrigo, "Maradona" de Andrés Calamaro, "Para Siempre Diego" da banda Los Ratones Paranoicos, "Francotirador" da banda Ataque 77, "Maradona Blues" de Charly García, entre outros.

Games

Maradona também foi parar no mundo dos videogames. Ele era um dos jogadores lendários do "FIFA 2018", ao lado de nomes como Pelé, Cristiano Ronaldo e Ronaldo, e também do "Pro Evolution Soccer 2018".

Pelé e Maradona - FIFA 18
Imagem: Montagem/UOL

Até história em quadrinhos!

Maradona ainda fazia participações especiais na história em quadrinhos argentina "El Cazador de Aventuras", publicada entre 1992 e 2010. Uma das raras edições está a venda no Mercado Livre argentino por 490 pesos argentinos, cerca de R$ 32.

Continua depois da publicidade
História em quadrinhos com Maradona é vendida no Mercado Livre
Imagem: Mercado Livre/Reprodução

Fonte: UOL Cinemas

Veja também