FILMES NO CINEMA

Sem voz nem ritmo: Doc mostra como Xuxa conseguiu cantar em 1º disco

Publicado em 30/05/19 11:00

A minissérie documental "História Secreta do Pop Brasileiro", dirigida pelo jornalista André Barcinski, ganhou seu primeiro trailer, que revela algumas das várias inúmeras histórias de bastidores do pop brasileiro que estarão em sua versão na íntegra, que será exibida no festival In-Edit 2019.

Com mais de quatro minutos de duração, a prévia mostra, por exemplo, como o compositor Paulo Massadas conseguiu fazer a apresentadora Xuxa, então desprovida de qualquer experiência musical, entrar em estúdio para gravar um disco.

"Eu não sabia bem quem era a Xuxa", conta Massadas. "De fato ela não cantava. Ela falou: 'Eu não canto'. Ela botava o fone. E o que ela estava ouvindo no fone? Minha voz. Ela tenta sair atrás da minha voz."

Para não perder o tempo da parte instrumental, ele conta que criou um método curioso. "Ao mesmo tempo eu segurava nas mãos dela e pressionava para dar o ritmo", diz o compositor, gesticulando o movimento de aperto de mão.

Trazendo entrevistas com nomes famosos e outros que ficaram pelo meio do caminho nas últimas décadas, o filme ainda contará o início da carreira de Gretchen. Ela revela que, no início, foi orientada para não cantar, mas fazer algo parecido com isso.

"O Mister Sam [produtor] disse: 'Não quero que você cante. Quero que você esqueça que é uma cantora. Você vai só fazer o que eu mando. Quero que você dê uns gritinhos. Que você faça uns sussurros." Os gemidos viraram marca registrada.

Xuxa posa com os compositores Paulo Massadas (à esquerda) e Michael Sullivan Imagem: Reprodução

Mais histórias

Ainda: quanto tempo o produtor e compositor Antonio Paladino demorou para compor a trilha da abertura do seriado "Chaves" no Brasil, que marcou gerações? "Meia hora", diz ele no trailer.

A onda de cantores românticos dos anos 1970 que gravavam músicas em inglês é outro dos assuntos da série, que contará como Fabio Jr virou Mark Davis, como Maurício Alberto se transformou em Morris Albert e como Jessé passou a atender por Tony Stevens.

"História Secreta do Pop Brasileiro" estreará no festival In-Edit, em São Paulo, no dia 17 de junho, com a exibição de três episódios no CineSesc. A exibição completa em oito capítulos será mostrada na sessão, dia 22, na galeria Olido, centro de São Paulo.

Fonte: UOL Cinemas // Leonardo Rodrigues

Veja também