FILMES NO CINEMA

Disney é acusada de apropriação cultural por "Hakuna Matata", de "O Rei Leão"

Publicado em 19/12/18 11:00

O ativista Shelton Mpala, natural do Zimbábue, quer corrigir o que ele considera uma injustiça histórica ao acusar a Disney de apropriação cultural por usar a frase "Hakuna Matata" na famosa canção entoada por Timão e Pumba em "O Rei Leão", clássico animado de 1994.

A frase, que vem da língua africana suaíli, significa "sem problemas", ou "sem preocupações". Para Mpala, que criou um abaixo-assinado no site Change.org apoiado até agora por mais de 50.000 internautas, o problema não é o uso da frase, e sim o fato de que a Disney registrou direitos autorais dela.

"Junte-se a nós para dizer não à Disney ou a qualquer corporação e indivíduo que tente clamar direitos autorais sobre uma frase que eles não inventaram", escreve Mpala na petição. "'Hakuna Matata' é uma frase usada pela maioria dos povos e países que falam suaíli".

Entrevistado pela BBC, o ativista ainda diz que os cidadãos de diversos países africanos se mostraram "chocados" quando souberam que a Disney havia se apropriado da frase. "É mais um exemplo de como a África é explorada", completa.

O professor de linguística queniano Ngũgĩ wa Thiong'o, que ensina na Universidade da Califórnia, apóia a petição de Mpala. "Seria como se eu tentasse clamar direitos autorais pela frase 'good morning' ['bom dia', em inglês]. É uma frase comum, usada todos os dias. Nenhuma empresa pode ter os direitos a ela", comentou.

A Disney conseguiu aprovação para os direitos autorais de "Hakuna Matata" em 2003, mas a discussão foi reascendida pela aproximação do lançamento da nova versão de "O Rei Leão", que chega aos cinemas em 2019.

O remake, que usará animais criados em CGI ao invés de animação tradicional, é dirigido por Jon Favreau ("Homem de Ferro") e deve recriar algumas das cenas musicais mais marcantes do original, incluindo "Hakuna Matata".

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também