FILMES NO CINEMA

Diretoria do "Oscar francês" renuncia após polêmica envolvendo Polanski

Publicado em 13/02/20 22:00

A diretoria responsável pela premiação francesa equivalente ao Oscar norte-americano renunciou hoje após semanas de polêmicas envolvendo o diretor Roman Polanski, cujo último filme "Um oficial e um Espião" lidera as indicações para a cerimônia de 2020.

As demissões aconteceram apenas duas semanas antes da premiação do Cesar Awards, que tem 12 indicações para o filme de Polanski sobre Alfred Dreyfus, um oficial judeu francês acusado injustamente de espionagem para a Alemanha nos anos 1890.

"Para honrar os que fizeram filmes em 2019, para reconquistar serenidade e tornar o festival de cinema uma celebração, o conselho de diretores (da academia de cinema) tomou uma decisão unânime de renunciar", anunciou a academia francesa de cinema em nota.

Grupos feministas haviam repudiado as indicações e convocaram um boicote ao filme. Dezenas de personalidades da indústria cinematográfica - incluindo o ator de "X-Men" e "Os Intocáveis" Omar Sy e Berenice Bejo, do filme "O Artista" de 2011 - denunciaram a "opacidade" da academia em uma carta aberta.

Polanski lançou seu novo filme na França no ano passado apenas dias após uma atriz francesa acusá-lo de estupro em 1975, quando ela tinha 18 anos, durante viagem de ski em Gstaad, na Suíça.

Polanski, que agora tem 86 anos, nega a acusação.

O diretor franco-polonês fugiu dos Estados Unidos após se declarar culpado em 1977 de ter feito sexo com uma menina de 13 anos em Los Angeles.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também