FILMES NO CINEMA

Dia da toalha? O que quer dizer a celebração do 'Orgulho Nerd'?

Publicado em 25/05/22 05:00

Atenção nerds! Hoje, dia 25 de maio, é uma data bastante importante, afinal é comemorado o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd. Para aproveitar a comemoração, é preciso apenas ter uma toalha com você e não entrar em pânico.

Não entendeu nada? Sem problemas! Splash te explica o que acontece de tão especial no vigésimo quinto dia do mês de maio.

A celebração do "orgulho nerd" acontece para comemorar dois grandes ícones da cultura nerd: "Star Wars" e o escritor Douglas Adams, de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

'O Guia do Mochileiro das Galáxias' é um marco na cultura pop
Imagem: Reprodução

O início de tudo

O livro escrito por Adams se tornou um grande símbolo entre os nerds e, em 2001, duas semanas depois da morte do autor - que aconteceu em 11 de maio -, os fãs resolveram homenageá-lo. O livro acompanha as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect, que escapam da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T.

Sendo assim, para celebrar o criador da "trilogia de cinco livros", o dia 25 de maio ficou conhecido como o "Dia da Toalha", em referência a um dos utensílios mais importantes na história de Adams.

Segundo "O Guia do Mochileiro das Galáxias", uma toalha é "um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar" e tem várias utilidades: dar apoio psicológico, servir como agasalho ou travesseiro, ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas... E, claro, se enxugar". Por isso, é comum ver nerds preparados para enfrentar os diferentes problemas mundanos usando toalhas.

É o Star Wars Day?

Por mais que envolva a saga de filmes criada por Geroge Lucas, não se trata do "Star Wars Day", comemorado no dia 4 de maio.

No entanto, como o lançamento de "Star Wars: Uma Nova Esperança" aconteceu no dia 25 de maio de 1977 e a história de Luke Skywalker é um dos maiores marcos na cultura pop - e nerd - de todos os tempos, juntaram o útil ao agradável e o dia é uma celebração de tudo que envolve esse universo.

Fonte: UOL Cinemas // Fernanda Talarico

Veja também