Marvel faz filmes que são "copia e cola de outros", diz Denis Villeneuve

Publicado em 16/09/21 16:00

O diretor de Duna, Denis Villeneuve, não mediu palavras na hora de criticar a originalidade dos fimes da Marvel Studios, durante entrevista concedida ao espanhol jornal El Mundo. Segundo o cineasta, o estúdio pertencente à Disney entrega produções que são mera repetição de filmes melhores.

"Há muitos filmes da Marvel que não são mais do que um copia e cola de outros", disse Villeneuve. A fala acontece pouco tempo depois do cineasta cutucar a Casa das Ideias durante diálogo promovido pela Harper's Bazaar com a ganhadora do Oscar Chloé Zhao, diretora do vindouro lançamento Marvel Eternos. "Acho que o que você está trazendo para o cinema é essencial. É como o oxigênio necessário na sala. Sou seu maior fã. Acho genial que a Marvel tenha abordado você, porque você é esteticamente o oposto radical deles", afirmou.

Na nova adaptação de Duna, comandada por Villeneuve, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

Duna, que conta ainda com Zendaya, Jason Momoa, Josh Brolin, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e outros talentos em seu elenco, estreia em 14 de outubro de 2021 nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar 35 dias depois para o catálogo da HBO Max.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Fonte: Omelete // Eduardo Pereira