Demon Slayer: Filme de Castelo Infinito tem classificação +18 no Brasil
Publicado em 03/09/25 10:00
O primeiro filme da trilogia Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito recebeu uma classificação indicativa altíssima no Brasil. O longa, que enfim estreia nos cinemas em setembro, é recomendado para pessoas com pelo menos 18 anos.
Como mostra a consulta de filmes no site oficial do Ministério da Justiça, o filme tem classificação indicativa para maiores de 18 anos por ter elementos como "medo, temas sensíveis, violência extrema." A análise oficial do Ministério revela que a distribuidora Sony Pictures buscava uma classificação de 14 anos, dois graus abaixo da realidade.
O fator decisivo parece ter sido a violência. Descrevendo agravantes que influenciaram na classificação, a analise cita: "O eixo temático de violência é agravado por frequência, relevância, por conteúdo inadequado com criança ou adolescente e, em grande parte, por composição de cena." Como atenuante, o documento apenas destaca que "a apologia à violência é atenuada por contraponto." Na portaria publicada no Diário da União, o Ministério adiciona que se Demon Slayer: Castelo Infinito for exibido em TV aberta, isso deve, preferencialmente, acontecer após as 23h.
A classificação indicativa de 18 anos para o filme de Demon Slayer também pode ser identificada em plataformas como o ingresso.com, onde ingressos para assistir ao longa podem ser adquiridos, e no Exibidor, site usado por donos e adminsitradores de cinema.
Fãs não parecem concordar com a decisão. Um fã de Fortaleza foi até o ReclameAqui para criticar a rede de cinemas Cinépolis pela decisão. Vale lembrar, contudo, que não são as redes de cinema, mas sim o Ministério da Justiça, os responsáveis pela classificação.
Tudo sobre Demon Slayer: Castelo Infinito
Também chamado de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Infinity Castle, este será o nome do filme e ele será o primeiro de uma trilogia. Os três filmes animados vão adaptar o arco climático da história de Demon Slayer para encerrar a história que começou no anime, utilizando também o mangá de sucesso como base.
Castelo Infinito já estreou em alguns países, inclusivo no Japão, onde o filme de Demon Slayer conquistou números absurdamente altos. Já são aproximadamente US$ 200 milhões arrecadados no mercado, para um total global de US$ 240 milhões que também conta com números fortes na Coreia do Sul. O longa ainda vai estrear em territórios importantes, como Brasil e EUA.
Demon Slayer conta a história de Tanjiro Kamado, jovem que teve sua família assassinada por Onis, uma espécie de raça demoníaca. Sua irmã, Nezuko, foi contaminada e se tornou Oni. A partir daí Tanjiro parte em uma jornada para encontrar uma cura para Nezuko e se tornar um membro da tropa de caçadores de demônios.
No arco do Castelo Infinito, Tanjiro e outros caçadores partem para uma guerra contra os principais antagonistas da saga, gerando uma série de lutas intensas até a chegada no fim.
Demon Slayer | Filme de Castelo Infinito quebra 4 recordes em estreia no Japão CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!A história original é da autora Koyoharu Gotouge, de 35 anos, mas que mantém detalhes de sua vida de forma discreta. Demon Slayer pode ser visto na Netflix e na Crunchyroll, com legendas e dublagem em português. O mangá está completo no Brasil, pela editora Panini.
No Brasil, a estreia do primeiro filme da trilogia Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito será em 11 de setembro, com uma parceria entre Sony e Crunchyroll. As sequências ainda não têm previsão de lançamento.
Fonte: Omelete // Guilherme Jacobs