FILMES NO CINEMA

Curta brasileiro Alice vence Festival Hot Docs e está qualificado para o Oscar

Publicado em 13/05/25 14:00

O curta-metragem brasileiro Alice acaba de vencer o Festival Hot Docs, qualificando-se para disputar o Oscar 2026 na categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

O filme do cineasta Gabriel Novis é coproduzido pela Los Films e pela MyMama Entertainment, e conquistou o prêmio na categoria Documentário Internacional em Curta-Metragem. O prêmio qualifica Alice para disputar uma vaga na próxima edição do Oscar.

O documentário contaa história de Alice, multiartista trans alagoana e amiga de infância do diretor, e sua jornada de retorno surfe como uma forma de lidar com o luto pela morte do pai. A narrativa, contada sob a perspectiva da própria protagonista, explora suas vivências em locais marcantes de sua juventude em Alagoas, enquanto questiona a elitização, a misoginia e a transfobia presentes na comunidade surfista.

AppleTV+ por R$9,90/mês pelos primeiros 3 meses

“Quando eu era criança, achava que eu não tinha sotaque. Achava que era coisa de quem era de São Paulo, do Rio de Janeiro. Mas eu não, achava que Maceió era um limbo, que não acontecia muita coisa na cidade. Mas então eu descobri Djavan e que ele é de Maceió, Hermeto Pascoal também de Alagoas, né, olho d'água das flores. Foi quando me dei conta que pertencia a um lugar real, que ocupa um espaço e que ressoa por outros cantos", explica Alice.

O filme ainda terá uma carreira no circuito de festivais, incluindo a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema Guadalajara, um dos mais importantes da América Latina. 

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também