FILMES NO CINEMA

Critics Choice | Mídia internacional critica ausência de Agente Secreto no palco

Publicado em 05/01/26 11:00

A cerimônia do Critics Choice Awards deste ano consagrou vários filmes e séries, mas não sem trazer algumas polêmicas. Pelo fato de a premiação ter uma lista imensa de categorias, várias estatuetas foram entregues no tapete vermelho, e não no palco da cerimônia, incluindo o de Filme Internacional de O Agente Secreto. 

O momento, claro, não caiu bem, e repercutiu negativamente no Brasil e no exterior. Veja a seguir algumas reações da mídia ao momento no qual Kleber Mendonça Filho é premiado ainda no tapete, e sem direito a discurso ou agradecimento. 

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });

"O fato de o diretor de O Agente Secreto e Wagner Moura subirem ao palco para anunciar o vencedor de melhor filme, mas não para receber o prêmio quando já haviam ganhado de melhor filme internacional, é uma grande falta de respeito. Não faz sentido."

"Anunciar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no tapete vermelho de forma tão desleixada é uma falta de respeito inacreditável."

"Eu absolutamente odeio que o E! esteja anunciando aleatoriamente categorias 'menos importantes' do Critics' Choice Awards ao vivo no tapete vermelho, o que confunde todos os vencedores porque eles acham que é um tanto... Aqui está a equipe de O Agente Secreto descobrindo que acabaram de ganhar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro."

"Isto é burro e ofensivo."

Webstories

load_js();
 Critics Choice Awards 2026 | Lista completa de vencedores com O Agente Secreto 

Tudo sobre O Agente Secreto

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Oscar: O Agente Secreto é incluído na pré-lista de melhor direção de elenco

A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda CândidoGabriel LeoneCarlos FranciscoAlice Carvalho, Roberto DiogenesHermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro.

Crítica: O Agente Secreto é fantástico thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970

No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil, com distribuição da Vitrine Filmes.

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também