FILMES NO CINEMA

Morre Con Pederson, supervisor de efeitos de 2001: Uma Odisseia no Espaço

Publicado em 05/01/26 22:00

Con Pederson, um dos quatro supervisores de efeitos especiais do filme clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, morreu na última sexta-feira aos 91 anos. A causa da morte foram complicações do mal de Alzheimer.

Pederson foi uma figura fundamental na produção do filme de Stanley Kubrick, em 1968. Ele era responsável pela "sala de guerra", onde os planos para cada efeito visual eram traçados, agendados e avaliados. Em declaração ao livro Space Odyssey (2018), o colega supervisor Douglas Trumbull afirmou: "O processo de pós-produção do filme foi épico em sua complexidade e Con era o cara mais inteligente da sala. '2001' absolutamente não teria acontecido sem o Con". O trabalho da equipe rendeu a Kubrick o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1969.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
 

Após o filme, Pederson co-fundou a pioneira empresa de animação por computador Robert Abel and Associates, atuando como animador e programador. Sua formação incluiu artes e antropologia na UCLA, um período na Disney, serviço militar trabalhando com foguetes ao lado de Wernher von Braun e a produção do filme To The Moon And Beyond (1964) – justamente o trabalho que chamou a atenção de Kubrick e o levou a 2001.

Fora do set, Pederson era conhecido por criar palavras-cruzadas publicadas em veículos como The New York Times e por seus hobbies, que incluíam ficção científica, caminhadas, vela e colecionar tijolos de todo o país para construir objetos. Ele deixa a esposa Carole, o filho Eric, dois enteados e dois netos.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também