Como Chris Pratt se viu no meio de polêmica por causa de uma camiseta

Publicado em 17/07/19 12:00

Chris Pratt está no meio de uma polêmica por conta da estampa de uma camiseta que usou enquanto passeava com a mulher, Katherine Schwarzenegger. Capturado por paparazzi, o astro de Guardiões da Galáxia mostrava orgulhosamente um símbolo conhecido como "bandeira de Gadsden" nos EUA.

O símbolo inclui uma bandeira norte-americana tradicional, uma cobra enrolada em si mesma, com as presas à mostra, e a frase "don't tread on me" ("não pise em mim", em tradução livre).

A bandeira de Gadsden foi criada no século 18, durante a guerra pela independência dos EUA, pelo general Christopher Gadsden. Desde então, foi adotada por vários grupos de extrema-direita no país, incluindo ativistas pelo porte livre de armas e alguns grupos que divulgam mensagens racistas.

Logo após o surgimento da foto nas redes sociais, alguns usuários condenaram Pratt pelo uso do símbolo. "Eu gosto dele, mas todas essas coisas pequenas sobre os pontos de vista políticos dele me fazem pensar que um dia ele vai falar algo transfóbico e arruinar sua carreira", comentou um.

"A Ellen Page confrontou ele, e vocês não escutaram, agora olhem para isso", escreveu outra, se lembrando da troca de farpas entre Pratt e Page em fevereiro, quando a atriz o acusou a promover uma igreja com práticas homofóbicas.

"Já não sigo ele mais. Não gosto dele desde Parks & Recreation de qualquer forma, e posso cancelá-lo naquela série também. Chris Pratt, espero que os preconceituosos te paguem bastante. Tchau", se revoltou mais um.

Enquanto isso, Pratt encontrou defensores entre comentaristas e colunistas conservadores nos EUA. "Nem todos os símbolos do começo da república são símbolos de supremacia branca. Isso é pura idiotice", disse Ben Shapiro.

"Vergonha dessa matéria no Yahoo!", escreveu Jonah Golberg. "Alguns comentários no Twitter não são uma matéria, seus parasitas. Não há nada de supremacia branca nessa camiseta".

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti