Cinema tem alta no Brasil e registra maior público desde 2019
Publicado em 25/07/25 22:00
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, baseada em um levantamento do portal Filme B, apontou que o primeiro semestre de 2025 foi o melhor em quesito de faturamento, desde 2019.
A reportagem revela, que de 1 a 30 de junho, as salas de cinema do Brasil faturaram R$ 1,2 bilhão com as vendas de 61,2 milhões de ingressos. Esses dados englobam todas as produções, tanto as nacionais quanto as estrangeiras, exibidas em todo o Brasil.
Princesa Mononoke, clássico de Miyazaki, volta aos cinemas em 4K - IMAX Ghibli Fest | Sato Company exibirá 22 filmes do Studio Ghibli no BrasilO retorno aos cinemas é o principal foco da indústria desde a pandemia de COVID-19, quando o setor foi afetado pelas medidas de restrição. Contudo, com a popularização das plataformas de streaming, com várias opções de filmes e produções, faz com que os lançamentos dos cinemas cheguem rápido nas plataformas.
Contudo, o primeiro semestre de 2025, parece ter sinalizado que existem caminhos para uma recuperação do setor. Cinemark e Cinesystem, duas grandes redes do Brasil, revelaram que a primeira metade do ano foi positiva. José Octavio Freitas, diretor de programação do Cinemark, disse que existem dois fatores para essa retomada, citando o cinema nacional e uma frequência de lançamentos.
“A performance de Ainda Estou Aqui, O Auto da Compadecida 2, Chico Bento, Vitória e Homem com H, somadas, acumularam um público muito próximo ao que Lilo & Stitch entregou, que é o primeiro filme a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria em 2025”, conta Freitas.
Fonte: Omelete // Igor Pontes