FILMES NO CINEMA

Cinco tecnologias de Star Trek: Picard que gostaríamos de ver na vida real

Publicado em 26/01/20 05:00

Novidade no catálogo na Amazon Prime Video, a série Star Trek: Picard marca o retorno de uma franquias mais populares e longevas da ficção científica, agora centrada na figura do capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), almirante da USS Enterprise em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e que havia aparecido pela última vez no cinema, no longa Jornada nas Estrelas: Nêmesis, lançado no já longínquo 2002.

Com um episódio divulgado até o momento, a nova aventura se passa por volta do ano de 2400, num contexto em que o homem conseguiu frear —ao menos parcialmente as mudanças climáticas e possui novas preocupações. Uma delas é lidar com o avanço das novas tecnologias, que muitos gostariam de ver materializadas nos dias de hoje. Veja abaixo cinco delas, que poderiam facilitar e muito nosso dia a dia.

Carro voador

É um dos sonhos mais antigos da ficção científica o meio de locomoção básico de Star Trek: Picard. Carros voadores —e também os drones— estão em todos os lugares, especialmente nas cidades, onde chegam a formar congestionamentos no ar.

Imagem: Reprodução

Replicador de comida

Geladeira é coisa do passado. Em 2040, no mundo imaginado por Star Trek, será possível acessar sua comida a partir de um dispositivo que materializa a comida a partir de um cardápio que você mesmo pré-define em uma tela, com opções de vinho tinto a milk shake de baunilha.

Imagem: Reprodução

"Celular" que projetam "tela"

A série mostra um aparelho, semelhante a um celular, em que é possível fazer videochamadas por meio de uma tela finíssima projetada, uma espécie de holograma de alta definição e "touchscreen". Dê adeus aos teclados minúsculos dos celulares que atrapalham a digitação. Televisão, por sinal, não existe mais como a conhecemos, sendo substituídas por telas similares.

Imagem: Reprodução

"Robô humanos"

Outro antigo desejo do ser humano, este mais polêmico e com implicações éticas e religiosas: produzir uma versão androide perfeita do ser humano, uma pessoa sintética de carne osso por dentro e por fora. Uma espécie de clone produzido em laboratório, mas a partir do nada". O que faríamos com eles é mais uma questão importante a ser discutida.

Imagem: Reprodução

Teletransporte

Imagina viajar e se locomover abrindo mão de sua fisicalidade. Esta é uma das tecnologias mais amadas pelos seguidores de Star Trek, presente desde a série clássica dos anos 1960, e ela está de volta em Picard. O passeio é feito por uma funcionária do arquivo da Frota Estelar —parte dele quântico—, aparentemente não humana, para o deleite dos fãs.

Imagem: Reprodução

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também