Casa de Dinamite | Pentágono detona filme de bomba nuclear da Netflix
Publicado em 27/10/25 15:01
Casa de Dinamite (House of Dynamite), novo filme de suspense dirigido por Kathryn Bigelow com Idris Elba e Rebecca Ferguson, estreou na Netflix na última sexta-feira (24) trazendo uma história sobre um possível ataque nuclear contra os EUA e como seria a reação do governo. Cheio de informações sobre agências e procedimentos que devem ser tomados em uma situação extrema como essa, a produção acabou criticada pelo Pentágono, sede do Departamento de Defesa do país, e chamada de "imprecisa".
Crítica de Casa de Dinamite: Vale a pena ver o filme de bomba atômica da Netflix?Em um comunicado interno da Agência de Defesa de Mísseis (MDA) obtido pela Bloomberg News, a agência afirma que, embora o filme "destaque que a dissuasão pode falhar, o que reforça a necessidade de um sistema de defesa antimísseis nacional ativo", sua representação fictícia também minimiza as capacidades dos EUA.
Casa de Dinamite Final Explicado: Quem atirou a bomba nuclear?“Os interceptadores fictícios do filme erram o alvo, e entendemos que isso tem a intenção de ser uma parte envolvente do drama, visando o entretenimento do público”, mas, segundo o memorando os testes no mundo real “contam uma história muito diferente”, afirma o memorando. A MDA acrescentou ainda que a afirmação do personagem de Jared Harris de que as atuais defesas antimísseis têm apenas 50% de chance de interceptação, apesar de seu preço de US$ 50 bilhões, foi baseada em protótipos anteriores e que os interceptadores atuais "têm demonstrado uma taxa de precisão de 100% em testes por mais de uma década".
O Pentágono disse ainda que não foi consultado sobre o filme, que "não reflete as opiniões ou prioridades desta administração". Segundo a Defesa americana, o sistema "continua sendo um componente crítico de nossa estratégia de defesa nacional, garantindo a segurança do povo americano e de nossos aliados".
A diretora Kathryn Bigelow confirmou que não consultou o Pentágono, mas outras fontes. “Eu sentia que precisávamos ser mais independentes”, disse ela à CBS. “Mas, dito isso, tínhamos vários consultores técnicos que trabalharam no Pentágono. Eles estavam comigo todos os dias em que filmávamos.”
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!Quem está no eleneco de Casa de Dinamite?
Estrelado por Idris Elba (Circulo de Fogo), Rebecca Ferguson (Silo), Gabriel Basso (O Agente Noturno), Jared Harris (Chernobyl), Tracy Letts (Adoráveis Mulheres), Anthony Ramos (Transformers: O Despertar das Feras), Moses Ingram (Obi-Wan Kenobi), Jonah Hauer-King (A Pequena Sereia), Greta Lee (Vidas Passadas) e Jason Clarke (Planeta dos Macacos: O Confronto), o filme deve ser um dos principais lançamentos da Netflix em termos de ser potencial candidato a prêmios como o Oscar, considerando o histórico de Bigelow, que venceu o prêmio com Guerra ao Terror em 2010.
Qual é a história de Casa de Dinamite?
Confira a sinopse oficial de Casa de Dinamite: “Quando um único míssil não identificado é lançado contra os Estados Unidos, começa uma corrida para determinar quem é o responsável e como responder”.
Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aquiCasa de Dinamite marca o retorno de Bigelow após oito anos sem lançamentos. O último filme de Bigelow foi Detroit em Rebelião, drama de 2017 estrelado por John Boyega, Will Poulter e Anthony Mackie. O novo filme reúne Bigelow com uma grande equipe criativa. O roteiro é assinado por Noah Oppenheim (Jackie), com Bigelow produzindo ao lado de Oppenheim e Greg Shapiro (produtor vencedor do Oscar por Guerra ao Terror). Os produtores executivos incluem Brian Bell e Sarah Bremner.
Quando Casa de Dinamite estreia?
Depois de uma ótima recepção crítica no Festival de Veneza de 2025, Casa de Dinamite chegou em 9 de outubro aos cinemas do Brasil, com distribuição da O2 Play.
Agora, Casa de Dinamite está disponível na Netflix.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida