FILMES NO CINEMA

Carlota Joaquina é relançado com patrocínio Petrobras e pré-estreias no RJ e SP

Publicado em 15/08/25 17:00

O retorno de Carlota Joaquina – Princesa do Brazil aos cinemas brasileiros, comemorando 30 anos de seu lançamento original – um marco para a Retomada da produção cinematográfica nacional – teve tratamento de gala.

As primeiras exibições da versão remasterizada, patrocinada pela Petrobras assim como o filme original, aconteceram em grandes eventos de pré-estreia no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), que contaram com a presença de astros e estrelas do longa.

No Rio de Janeiro, a sessão especial aconteceu no Estação NET Gávea, com a presença da diretora Carla Camurati, dos atores Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira, Vera Holtz, Beth Goulart, Bel Kutner, Maria Ceiça e Ludmila Dayer, além da produtora Bianca de Felippes.

Em São Paulo, a pré-estreia foi realizada no Espaço Petrobras de Cinema e contou com Carla Camurati, Ludmila Dayer e Bianca de Felippes.

Em Carlota Joaquina – Princesa do Brazil, acompanhamos a personagem-título (Severo), integrante da casa real portuguesa e esposa do rei D. João VI (Nanini), durante seu exílio no Brasil para escapar das tropas napoleônicas que se aproximavam de Portugal.

Levando mais de 1,2 milhão de pessoas aos cinemas em 1995, ano de seu lançamento, Carlota Joaquina marcou um ponto de virada para o cinema brasileiro após um período de baixa histórica.

O longa de Camurati também deu início à parceria da Petrobras com o setor audiovisual brasileiro. Desde então, a empresa se consolidou como a maior patrocinadora do setor – com um olhar estruturante para a indústria, participa da produção e distribuição de filmes nacionais, patrocina salas e escolas de cinema, restaura longas e desempenha papel fundamental na formação de público para as produções brasileiras.

Após os eventos de pré-estreia, Carlota Joaquina – Princesa do Brazil entrou em cartaz no circuito comercial brasileiro em 14 de agosto de 2025.

Fonte: Omelete // publieditorial

Veja também