FILMES NO CINEMA

Com Brasil de volta à competição, Cannes se prepara para estrelas do cinema

Publicado em 13/05/19 12:00

O Festival de Cannes finaliza hoje os preparativos para o início de uma das edições mais ambiciosas dos últimos anos, com forte presença de Hollywood, mais glamour, astros do rock e, certamente, o peso do cinema autoral.

Sob o imenso cartaz oficial com uma foto da diretora francesa Agnès Varda, que faleceu recentemente, posicionado no Palácio dos Festivais, os operários preparavam a decoração e o tapete vermelho que receberá diversas estrelas a partir de amanhã.

Além de diretores consagrados como Quentin Tarantino e Terrence Malick, atores famosos como Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, o festival receberá astros de outras áreas - como o cantor Elton John e o ex-jogador Maradona. No último minuto foi anunciada a presença do ator espanhol Javier Bardem, que abrirá o festival ao lado da atriz e cantora Charlotte Gainsbourg.

O cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu presidirá o júri que anunciará no dia 25 de maio a Palma de Ouro, que terá em sua disputa seis diretores qua já venceram o prêmio máximo de Cannes: Tarantino, Malick, o britânico Ken Loach, os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne e o francês Abdellatif Kechiche.

Almodóvar, nova oportunidade

Pedro Almodóvar, o eterno aspirante, participa no festival pela sexta vez, este ano com "Dor e Glória", seu filme mais introspectivo e que foi selecionado por Cannes apesar de ter estreado na Espanha em março. O longa-metragem é protagonizado por Antonio Banderas e conta ainda com Penélope Cruz.

Outros 20 filmes estão na mostra oficial e um dos mais aguardados é, "Era Uma Vez em Hollywood", dirigido por Quentin Tarantino e que reúne pela primeira vez na mesma produção Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, nos papéis de um ator e seu dublê nas Los Angeles do fim dos anos 1960.

Além disso, Cannes selecionou um nome forte para o filme de abertura: o diretor americano Jim Jarmusch exibirá "The Dead Don't Die", longa-metragem com um elenco de peso que inclui Bill Murray, Tilda Swinton e Adam Driver, além de nomes do mundo da música, como Selena Gómez, Iggy Pop e Tom Waits.

Malick apresentará seu filme ambientado na Segunda Guerra Mundial "A Hidden Life", os Dardenne competirão com "Le jeunne Ahmed", Loach com "Sorry We Missed You" e o canadense Xavier Dolan com o drama "Matthias & Maxime".

Brasil volta à mostra oficial

O diretor Kleber Mendonça Filho na exibição de "Aquarius" no Festival de Cinema de Cannes, em 2016; ele volta em 2019 com "Bacurau" Imagem: AP

O Brasil também volta à disputa pela Palma de Ouro com o filme "Bacurau", dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, protagonizado por Sônia Braga, longa-metragem de aventura e ficção científica gravado no no sertão do Seridó, na divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba.

Quatro diretoras estão na mostra oficial, todas pela primeira vez, incluindo a austríaca Jessica Hausner.

À margem da competição, o Festival de Cannes dará espaço para astros do rock: Elton John, que está em sua turnê de despedida, apresentará "Rocketman", filme sobre sua vida, enquanto Bono comparecerá ao festival para apoiar "5B", sobre o primeiro hospital que tratou pacientes com aids nos Estados Unidos.

Outro "forasteiro" em Cannes será o ex-jogador argentino Diego Maradona, aguardado em Cannes para a estreia do documentário sobre os anos em que jogou no Napoli, nos anos 1980, dirigido pelo britânico Asif Kapadia.

O diretor mexicano Alfonso Cuarón ("Roma") deve apresentar no festival uma versão restaurada de "O Iluminado", de Stanley Kubrick.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também