FILMES NO CINEMA

Berlim: Urso de Ouro vai para filme com elenco de máscara em todas as cenas

Publicado em 05/03/21 11:00

O Festival de Berlim 2021 revelou hoje os vencedores das suas principais mostras. Em um ano de festividades reduzidas por causa da covid-19, o vencedor do Urso de Ouro foi o filme romeno "Bad Luck Banging or Loony Porn" (em tradução livre: "Sexo Azarado ou Pornô de Malucos").

O longa do diretor Radu Jude foi gravado inteiramente durante o lockdown do coronavírus, e o elenco aparece mascarado em todas as cenas. Na trama, uma professora precisa lidar, em meio à pandemia, com o vazamento de sua sex tape na internet.

É um filme elaborado, mas também selvagem. Inteligente, mas infantil. Geométrico, mas vibrante. Impreciso, mas da melhor forma possível. Ataca o espectador, evoca a discordância, mas não deixa que ninguém o ignore."
Júri do Festival de Berlim elogia filme escolhido para levar o Urso de Ouro

Os dois Ursos de Prata do júri, que com o Urso de Ouro formam uma espécie de "pódio" de Berlim, foram para o japonês "Wheel of Fortune and Fantasy" ("Roda da Fortuna e Fantasia"), de Ryusuke Hamaguchi; e o alemão "Mr. Bachmann and His Class" ("Sr. Bachmann e sua Sala de Aula"), de Maria Speth.

Cena de 'Wheel of Fortune and Fantasy', que levou um dos Ursos de Prata
Imagem: Reprodução

Outros prêmios de Berlim 2021:

Melhor direção: Dénes Nagy, por "Natural Light" (Hungria) Melhor atriz ou ator principal: Maren Eggert, por "I'm Your Man" (Alemanha) Melhor atriz ou ator coadjuvante: Lilla Kizlinger, por "Forrest: I See You Everywhere" (Hungria) Melhor roteiro: Hong Sangsoo, por "Introduction" (Coreia do Sul) Contribuição artística: Yibran Asuad, pela edição de "A Cop Movie" (México) Melhor filme, seção Panorama: "We" (França) Prêmio de júri, seção Panorama: "Taste" (Vietnã) Menção especial, seção Panorama: "Rock Bottom River" (EUA) Melhor direção, seção Panorama: Ramon & Silvan Zürcher, por "The Girl and the Spider" (Suíça)/Denis Côté, por "Social Hygiene" (Canadá)
Maren Eggert levou melhor atriz no Festival de Berlim por 'I'm Your Man'
Imagem: Reprodução

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também