James Cameron admite usar IA em Avatar 4, mas sob uma condição
Publicado em 23/12/25 22:00
Em entrevista para o programa Q with Tom Power, o cineasta James Cameron admitiu pela primeira vez que pode utilizar ferramentas de inteligência artificial generativa de forma ética para acelerar a produção dos próximos filmes da franquia Avatar. O diretor, que completou 70 anos em agosto, afirmou que a motivação é reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento das sequências.
"Não quero passar mais oito anos da minha vida fazendo dois filmes de Avatar aos 71 anos, então quero descobrir como fazê-los mais rápido, o que também tornaria tudo mais barato", declarou Cameron. O cineasta, conhecido por suas visões cautelosas sobre a IA, estabeleceu, no entanto, limites claros para o uso da nova tecnologia.
Avatar: Fogo e Cinzas domina bilheteria brasileira em primeiro final de semana"A IA generativa pode, sim, ter um papel nisso, desde que permaneçamos dentro de limites éticos, sem nunca substituir os atores, sem nunca substituir os artistas, sem nunca me substituir como diretor ou os roteiristas", completou.
Tudo sobre Avatar: Fogo e Cinzas
A principal nova tribo que conheceremos em Avatar: Fogo e Cinzas é O Povo das Cinzas, descrito como um grupo vulcânico e agressivo, em contraste com os pacíficos Metkayina, clã dos mares apresentado em Avatar: O Caminho da Água. Oona Chaplin, neta de Charles Chaplin e atriz de Game of Thrones, viverá Varang, a líder do Povo das Cinzas.
Assista aos filmes de Avatar: Garanta seu Disney+ agoraAvatar: Fogo e Cinzas também trocará de narrador, deixando o Jake Sully de Sam Worthington de lado em favor do Lo'ak de Britain Dalton. Este é o terceiro de cinco filmes de Avatar.
Como Avatar: O Caminho da Água prepara terreno para Avatar 3 - e muito alémAvatar: Fogo e Cinzas estreia em 18 de dezembro de 2025. Um hiato de quatro anos vai separá-lo de Avatar 4, que chega aos cinemas em 21 de dezembro de 2029. Último filme da saga previsto, Avatar 5 tem data de lançamento prevista para 19 de dezembro de 2031.
Com isso, o último Avatar sairá 22 anos depois do original em 2009, isso se as datas forem mantidas.
Antes desse filme, Avatar: O Caminho da Água retomou a história de Jake Sully e sua amada Neytiri (Zoë Saldaña) no planeta de Pandora. Muitos anos depois dos eventos do primeiro filme, os dois formaram uma família e se veem na posição de defender o planeta de uma nova invasão humana.
Fonte: Omelete // Igor Pontes