FILMES NO CINEMA

Ator Chiwetel Ejiofor diz que filmes podem ajudar a promover mudanças na África

Publicado em 13/04/19 12:00

Filmes que contam a história por detrás de ideias inovadoras na África têm o poder de transformar a maneira como as pessoas vêem o continente e estimular mudanças sociais, disse o ator indicado ao Oscar Chiwetel Ejiofor nesta sexta-feira.

Os comentários de Ejiofor foram feitos durante a principal conferência sobre empreendedorismo social do Reino Unido, o Fórum Skoll World, onde o ator discutiu seu filme mais recente, "O Menino que Descobriu o Vento".

O filme, que ele dirigiu, protagonizou e cujo roteiro ele escreveu, é baseado na história verdadeira de William Kamkwamba que ajudou a salvar seu vilarejo da seca no Malauí, construindo do zero um moinho de vento gerador de energia.

Destacar jovens que identificam e encontram soluções para problemas locais é importante para encorajar negócios sociais, disse Ejiofor, que ganhou uma estatueta da premiação Bafta e uma indicação ao Oscar por interpretar Solomon Northup no premiado filme "12 Anos de Escravidão".

"Contar histórias autênticas sobre quem as pessoas são, não apenas o que elas são, irá enriquecer o espaço cultural de uma maneira muito radical", disse, no encerramento do fórum de quatro dias em Oxford.

"O Menino que Descobriu o Vento" foi parcialmente financiado pela Participant Media, uma produtora norte-americana que visa promover missões sociais através de filmes, e lançado no Netflix em 2019.

Fonte: UOL Cinemas // Sarah Shearman

Veja também