David Gulpilil, ator de The Leftovers e Austrália, morre aos 68 anos

Publicado em 29/11/21 15:00

David Gulpilil, ator aborígene australiano pioneiro conhecido por seus papéis nos filmes Austrália e na série The Leftovers, faleceu aos 68 anos. Segundo o The Hollywood Reporter, Gulpilil foi diagnosticado com câncer de pulmão, em 2017, e sua morte foi anunciada hoje (29) em um comunicado do primeiro-ministro da Austrália do Sul, Steven Marshall.

É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul o falecimento de um artista icônico e único que moldou a história do cinema australiano e da representação aborígine na tela - David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu,” ele disse.

Ao longo de sua filmografia, o ator também apareceu em longas australianos populares, como a comédia Crocodilo Dundee, e muito em títulos muito aclamados, como os dramas independentes O País de Charlie — que contou com sua participação também no roteiro — e O Rastreador

Nascido em Arnhem Land, no território do norte da Austrália, Gulpilil foi criado no mato e nunca foi à escola. Segundo entrevistas, o ator afirmou que aprendeu a língua inglesa apenas ouvindo.

Ele deixa sua esposa, Miriam Ashley, e duas filhas, Phoebe Marson e MaKia McLaughlin.

 

 

Fonte: Omelete // Flávio Pinto