FILMES NO CINEMA

Após Vingadores e Homem-Aranha, o que esperar da Fase 4 do Universo Marvel?

Publicado em 07/07/19 05:00

Atenção! O texto abaixo contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa.

Com Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha: Longe de Casa já lançados, a Marvel coloca definitivamente um fim na Fase 3 do seu universo compartilhado.

Por enquanto, há apenas algumas pistas sobre o tema central que será explorado e quais heróis retornarão para novas aventuras. Alguns segredos serão finalmente revelados na San Diego Comic-Con, que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, e na D-23, o evento da Disney que rola de 23 a 25 de agosto.

Mas o que esperar do futuro do estúdio?

Quando o próximo filme da Marvel será lançado?

Scarlett Johansson é a Viúva Negra Imagem: Divulgação

O próximo filme a chegar aos cinemas vai inaugurar a Fase 4, mas ainda não se sabe qual será.

O único longa confirmado por enquanto, e que já está em produção, é Viúva Negra, mas seu teaser pode nem ser liberado em 2019. Logo, a estreia do próximo capítulo do bilionário universo, que abrange até agora 23 filmes, deve chegar no mínimo em 2020 aos cinemas.

Quais filmes estarão na Fase 4?

Cena de Guardiões da Galáxia, Vol. 2 Imagem: Reprodução

Além do filme solo da Viúva Negra, há outros grandes projetos mantidos em segredos. A Disney não divulgou data de lançamento oficial nem detalhe dos enredos.

O que foi divulgado até o momento é que serão lançados dois filmes da Marvel em 2020 (1º de maio, e 6 de novembro), três em 2021 (12 de fevereiro, 7 de maio e 5 de novembro) e mais três em 2022 (18 de fevereiro, 6 de maio e 29 de junho).

Confirmado por enquanto é Doutor Estanho 2 (em "um futuro próximo", prometeu Kevin Feige, chefão da Marvel Studios), Pantera Negra 2 (com volta do diretor Ryan Coogler) e Guardiões da Galáxia Vol. 3 (após a recontratação do cineasta e roteirista James Gunn).

Entre as novidades há filmes de Os Eternos (a saga cósmica criada por Jack Kirby) e do super-herói especialista em artes marciais Shang-Chi. Vale ressaltar que uma sequência de Capitã Marvel é mais do que esperada (e provável), mas ainda não foi anunciada oficialmente.

Sai velha guarda, entra nova safra

Capa da HQ de Os Eternos Imagem: Reprodução

A Fase 4 do MCU vai marcar também um respiro para a nova geração dos heróis da Marvel. Não haverá mais os gigantescos Homem de Ferro e Capitão América como base fundamental do estúdio, e o foco agora vai cair principalmente nos ombros de Homem-Aranha, Pantera Negra e dos Guardiões, além das aparições inéditas.

Isso pode ser considerado um risco dentro do MCU, mas a Marvel conseguiu trabalhar de forma impecável com os personagens que estarão na Fase 4 nos filmes solos e em Vingadores. O filme sobre a origem de Viúva Negra também é uma jogada mais segura.

E qual é o tema central?

Os Skrulls em cena de "Capitã Marvel" Imagem: Reprodução

Essa é a pergunta principal ainda sem resposta. Como se vê em Homem-Aranha: Longe de Casa, o Cabeça de Teia pode ter salvado o mundo, mas Mysterio ainda assim conseguiu transformá-lo em um vilão.

A cena pós-crédito também indica que os Skrulls, que estrearam em Capitã Marvel, terão papel fundamental na Fase 4. A Marvel brincou com as teorias de que Nick Fury e Maria Hill realmente eram Skrulls disfarçados -- ao menos eles eram bonzinhos --, e vimos que o verdadeiro diretor da S.H.I.E.L.D. está no espaço com o restante da raça alienígena. Também há boatos de uma adaptação para o cinema da HQ Invasão Secreta, cujo arco é centrado nos Skrulls tentando dominar o planeta Terra.

Fonte: UOL Cinemas // Rodolfo Vicentini

Veja também