FILMES NO CINEMA

Após 60 anos, "Catch-22" ganha adaptação para TV em "era da ansiedade e absurdidade"

Publicado em 14/05/19 20:00

Romance escrito por Joseph Keller em 1961, "Catch 22" se passa na Segunda Guerra Mundial, mas os criadores da primeira adaptação televisiva acredita que a abordagem satírica sobre a insanidade da guerra permanece relevante nos tempos modernos de ansiedade.

Com personagens como o explorador Milo Minderbender, o comandante medíocre Major Major e o tenente Scheisskopf, "Catch-22" retrata um esquadrão de bombardeiros dos Estados Unidos cujos superiores não são apenas incompetentes, mas que ignoram a razão.

"Heller foi muito profético e isso tem se tornado mais aparente à medida que nos aprofundamos nesta era de ansiedade e absurdidade", disse Luke Davies, que coescreveu a adaptação de seis episódios para a Hulu, estrelando George Clooney, que vai ao ar na sexta-feira.

"O romance é preenchido de homens mais velhos loucos que estão delirantemente investidos em seus sensos de glória e importância próprias e que são comicamente sem noção. Temos um desses caras na Casa Branca agora, então (a história) parece bem mais relevante do que era há alguns anos", disse Davies.

"Catch 22" acompanha a trajetória de um esquadrão cujos líderes continuam a aumentar o número de missões que seus soldados precisam cumprir antes de voltar para casa, o que resulta no regresso de ninguém.

"É muito difícil fazer justiça a esse romance magnífico em apenas duas horas ou menos", acrescentou.

Devido ao enredo não-linear do romance, que ecoa a absurdidade da trama, Davies levou oito meses para organizar a cronologia para a TV, que será contada a partir do ponto de vista do capitão John Yossarian, interpretado por Christopher Abbott.

"Eu queria deixar a energia caótica e a sensação caleidoscópica de uma luta louca permanecerem, mas limpei a cronologia para que todos os nossos personagens pudessem crescer emocionalmente à medida que a série progredisse", disse.

rie "Catch-22" (em inglês)

Fonte: UOL Cinemas // Jill Serjeant

Veja também