FILMES NO CINEMA

Antes da temporada final, lembre onde deixamos cada personagem de "Game of Thrones"

Publicado em 14/04/19 05:00

ATENÇÃO: O texto a seguir contém spoilers das sete temporadas de "Game of Thrones". Não leia se não quiser saber o que acontece.

O inverno já chegou. Nos últimos minutos da sétima temporada de "Game of Thrones", flocos de neve começaram a cair perto de Porto Real, a capital dos Sete Reinos, que fica no sul do continente ficcional de Westeros, onde normalmente vive-se um eterno verão.

Agora, a oitava e última temporada de "Game of Thrones" vai mostrar os provavelmente brutais eventos deste inverno. Os episódios finais, que começam a ser exibidos pela HBO hoje, prometem grandes batalhas e até a morte de muitos dos nossos personagens favoritos. Mas onde é que os deixamos mesmo?

Visto que "Game of Thrones" ficou quase dois anos fora do ar (o último episódio da sétima temporada foi exibido em agosto de 2017), resolvemos refrescar a memória, relembrando onde estão as peças do tabuleiro antes da última temporada do jogo dos tronos.

Além da Muralha - Ep. 1: Um recap de Game of Thrones para ninguém se perder

UOL Entretenimento

Jon Snow e Daenerys Targaryen em cena de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação

Em Winterfell

Depois de tentar negociar uma paz em Porto Real, Jon Snow (Kit Harington) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) partiram em direção a Winterfell, fortaleza dos Stark, para se preparar para o confronto com o exército dos mortos liderado pelo terrível Rei da Noite. Ao que tudo indica, o primeiro episódio da temporada final mostrará a chegada dos dois ao seu destino.

Além de aliados, no entanto, Jon e Daenerys são amantes. Uma das últimas cenas da sétima temporada mostrou Jon entrando no quarto de Daenerys, no barco que os levava para Winterfell. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) os observou de perto, em cena que, segundo o roteiro do episódio, indica que ele está apaixonado pela Mãe dos Dragões, para quem serve como principal conselheiro.

Os dois são acompanhados na viagem para Winterfell por alguns outros aliados: Jorah Mormont (Iain Glen), Lord Varys (Conleth Hill), Missandei (Nathalie Emmanuel), Gendry (Joe Dempsie), Davos Seaworth (Liam Cunningham) e o Cão de Caça (Rory McCann) entre eles. Enquanto isso, o comandante militar de Daenerys, Verme Cinzento (Jacob Anderson), deve deixar a fortaleza de Rochedo Casterly, onde esteve na sétima temporada, e se juntar a todos no norte.

Sansa Stark em cena de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação

Chegando em Winterfell, este grupo de personagens terá que manejar a dinâmica com aqueles que já estão por lá. Principalmente, é claro, com Sansa Stark (Sophie Turner), que liderou a fortaleza de sua família durante a ausência de Jon Snow. Preocupada com a soberania do norte, Sansa não deve ficar feliz ao saber que seu irmão está vivendo um romance com Daenerys, que quer o Trono de Ferro.

Na sétima temporada, ela e a irmã mais nova, Arya Stark (Maisie Williams), conspiraram para matar Petyr "Mindinho" Baelish (Aidan Gillen), que tentava virar Sansa contra a família. O irmão das duas, Bran Stark (Isaac Hampstead-Wright), também está em Winterfell -- dotado dos poderes do Corvo de Três Olhos, uma entidade mística. E ele tem uma informação que pode virar o mundo de Jon de cabeça para baixo.

Como nós já sabemos há algum tempo, Jon não é, como acredita, um bastardo de Ned Stark (Sean Bean). Ao invés disso, ele é filho da irmã de Ned, Lyanna Stark, com o príncipe Rhaegar Targaryen, nascido no auge da rebelião que tirou a família dele do poder. Isso não só o transforma em um dos herdeiros do Trono de Ferro, como também faz de Daenerys sua tia.

Além de Bran, Samwell Tarly (John Bradley) também está em Winterfell e sabe da linhagem verdadeira de Jon. Completam a lista de personagens por lá a guerreira Brienne de Tarth (Gwendoline Christie) e seu escudeiro, Podrick (Daniel Portman), que estão à serviço de Sansa.

Cersei em trailer da oitava temporada de "Game of Thrones" Imagem: Reprodução/YouTube

Em Porto Real

Embora Jon, Daenerys e companhia tenham saído de Porto Real com a impressão de que haviam conseguido negociar uma paz com a Rainha Cersei Lannister (Lena Headey), ela tem outros planos. Como revelou ao irmão e amante Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) no final da sétima temporada, Cersei não planeja ajudar os outros em sua luta contra o Rei da Noite, preferindo se enclausurar em Porto Real e esperar a poeira da guerra baixar.

Cersei também contou a Jaime que está grávida de um filho dele. O casal incestuoso já teve três filhos antes (Joffrey, Tommen e Myrcella), mas todos acabaram morrendo durante os eventos de "Game of Thrones". A revelação só fez com que a decisão de Jaime de se separar de sua amada e partir para Winterfell ajudar as forças de Jon e Daenerys se tornasse mais chocante.

Cersei ainda tem alguns aliados ao seu lado, nenhum mais valioso do que o Montanha (Hafthór Júlíus Björnsson), um guerreiro poderoso, erguido dos mortos por Qyburn (Anton Lesser). Ao menos enquanto a Rainha continuar pagando-lhe devidamente, o mercenário Bronn (Jerome Flynn) também estará ao seu lado na temporada final.

Theon Greyjoy em cena de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Outra frente da história que deve se desenvolver em Porto Real, ou nos caminhos marítimos até a capital, é a da família Greyjoy. No fim da sétima temporada, ficamos sabendo que Euron Greyjoy (Pilou Asbaek) partiu, sob as ordens de Cersei, para o leste, a fim de contratar o exército de mercenários conhecido como a Companhia Dourada para lutar por ela.

O sobrinho de Euron, Theon Greyjoy (Alfie Allen), por sua vez, busca interceptá-lo com um grupo de conterrâneos das Ilhas de Ferro. Theon quer resgatar sua irmã, Yara Greyjoy (Gemma Whelan), que era aliada de Daenerys e comandava os homens que agora respondem a Theon.

Yara foi sequestrada em um ataque aos barcos dos nativos da Ilha de Ferro, e é mantida refém em Porto Real. Raptadas com elas, Ellaria Sand (Indira Varma) e as Serpentes da Areia não tiveram tanta sorte -- foram mortas pela rainha como vingança pelo assassinato de Myrcella, filha de Cersei.

O Rei da Noite monta o seu dragão de gelo em "Game of Thrones" Imagem: Reprodução

Na Muralha

A cena mais comentada do episódio final da sétima temporada de "Game of Thrones" foi, de longe, a chegada do Rei da Noite (Vladimir Furdik) e de seu exército a Westeros. Após uma longa (longa demais, alguns diriam) caminhada, o vilão chegou montado em seu dragão de gelo, que cospe poderosos jatos de energia azul, e derrubou a muralha que separa o continente das terras mais ao norte, às quais os Caminhantes Brancos eram antes confinados.

Vale lembrar que o dragão do Rei da Noite foi criado quando ele abateu um dos três dragões de Daenerys, durante batalha na sétima temporada. Viserion foi o dragão transformado em "zumbi" pelo vilão, enquanto Daenerys continua tendo em seu poder os espécimes batizados de Drogon e Rhaegal.

Quando o Rei da Noite atacou a muralha, os personagens Tormund Giantsbane (Kristofer Hivju), Edd Tollett (Ben Crompton) e Beric Dondarrion (Richard Dormer) estavam guardando o local a partir da fortaleza de Atalaialeste. Em teasers da oitava temporada, a série revelou que os três sobreviveram ao ataque e aparecerão nos episódios finais.

Melisandre em cena de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

... E Melisandre

Melisandre (Carice Van Houten) é talvez o elemento mais imprevisível desta última temporada de "Game of Thrones". Lá no começo do sétimo ano, ela se retirou de Westeros ao ver Jon Snow chegando em Pedra do Dragão para se encontrar pela primeira vez com Daenerys. A sacerdotisa avisou a ao seu velho rival Varys, no entanto, que voltaria.

Melisandre disse que "uniu o Gelo (Jon) e o Fogo (Daenerys)", frase que indica sua importância para a narrativa da série -- afinal, a saga literária que deu origem a "Game of Thrones" é intitulada "As Crônicas de Gelo e Fogo". Ela declarou para Varys que retornaria "uma última vez" para Westeros, porque, "assim como o dele, o destino dela era morrer naquele continente".

Com seus poderes mágicos e tendências proféticas, Melisandre mudou o destino de muitos personagens de "Game of Thrones" com o passar dos anos. Nesta última temporada, não se surpreenda se seu retorno para Westeros for um dos momentos decisivos da narrativa.

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também