Ano Cultural Brasil/Reino Unido anuncia sessão com clássico de Hitchcock em SP
Publicado em 23/09/25 14:00
O Ano Cultural Brasil/Reino Unido anunciou hoje sua abertura com a sessão de um clássico de Alfred Hitchcock. A Sala São Paulo exibirá, em parceria com a Mostra de São Paulo, o filme O Inquilino (1927).
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!São Paulo será a primeira cidade brasileira a participar da jornada cultural inédita entre Brasil e Reino Unido. A sessão está marcada para o dia 5 de outubro. No dia,O Inquilino terá sua trilha sonora executada ao vivo pela orquestra Brasil Jazz Sinfônica. A exibição, gratuita, será o marco inicial do Ano Cultural no Brasil, um gesto simbólico de encontro e celebração da diversidade cultural entre os dois países. Os ingressos poderão ser garantidos pelo público no site oficial.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, e o Instituto Guimarães Rosa, órgão do Itamaraty responsável pela diplomacia cultural brasileira. Juntas, as instituições desenvolveram um programa que busca fomentar o intercâmbio criativo e construir parcerias de longo prazo.
O CEO do British Council, Scott McDonald, estará no Brasil para o lançamento e comenta a dimensão expressiva do Ano Cultural Brasil/Reino Unido: “É um programa que combina a energia criativa de duas nações diversas e vibrantes, fortalecendo laços de amizade e colaboração duradouros. Tenho certeza de que esta temporada será lembrada como um marco em nosso diálogo intercultural e um exemplo de como a arte e a criatividade podem inspirar respostas concretas aos desafios do nosso tempo”.
No filme, um serial killer inicia uma série de assassinatos em Londres, tendo como elemento comum o fato de suas vítimas serem todas mulheres loiras. Um novo hóspede, Jonathan Drew chega ao hotel do casal Bunting, em Bloomsbury, e aluga um quarto. O homem tem estranhos hábitos, como o de sair em noites nevoentas. Ele também guarda a foto de uma moça loira em seu quarto. A filha dos Bunting, Daisy, também loira, é modelo e está noiva de Joe Chandler, um detetive. Quando Joe encontra Jonathan, logo fica enciumado deste flertar com Daisy, e o prende, acusando-o de ser o temível Jack o Estripador.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore