Alan Horn, diretor de criação da Disney Studios, se aposentará ao fim deste ano

Publicado em 11/10/21 18:00

Alan Horn, diretor de criação da Disney Studios Content, anunciou hoje (11) que vai se aposentar. De acordo com o Deadline, Horn só permanece na companhia do Mickey Mouse até o dia 31 de dezembro deste ano, encerrando uma temporada de mais de nove anos no cargo. 

O diretor chegou à Disney em 2012, trazendo estabilidade ao estúdio após a sequência de fracassos de Rich Ross, responsável por aprovar a produção de títulos que fracassaram amargamente na bilheteria, como John Carter e a animação Marte Precisa de Mães. Para a casa do Mickey Mouse, Horn trouxe aquisições das gigantescas Marvel e Lucasfilm, com a reestruturação da divisão de live-action e dos estúdios Disney Animation e Pixar.

Durante seus nove anos no cargo, Horn expandiu as produções da Disney para além das telas — chegando ao streaming. Também no período, a Disney também conseguiu bater diversos recordes de bilheteria, passando de US $7 bilhões em 2016 e 2018, e US $11 bilhões em 2019 — o único estúdio a atingir a marca.

Vinte filmes da Disney ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares em todo o mundo, uma dúzia dos quais estão no top 20, enquanto cinco estão entre os 10 maiores lançamentos mundiais de todos os tempos.

Isso inclui o maior lançamento doméstico de todos os tempos em Star Wars: O Despertar da Força, e o segundo maior lançamento global de todos os tempos em Vingadores: Ultimato, bem como os maiores lançamentos animados de todos os tempos, tanto nacional como globalmente em Os Incríveis 2 e Frozen 2, respectivamente. Todos que aconteceram sob a tutela de Horn.

Fonte: Omelete // Flávio Pinto