Adam Greenberg, de Exterminador do Futuro, morre aos 88 anos
Publicado em 02/11/25 16:00
Adam Greenberg, famoso diretor de fotografia, faleceu na última quinta-feira (30). O profissional era conhecido por seu trabalho em filmes como O Exterminador do Futuro (1984), Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990), O Exterminador do Futuro - O Julgamento Final (1991), entre outros.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico! Paramount+ | Garanta sua assinatura do streaming aquiNascido em Cracóvia em 1937 e criado em Tel Aviv, Greenberg começou sua carreira em 1958 como técnico em filmes e, logo depois, como cameraman.
Com a notícia da morte de Greenberg, o diretor James Cameron, responsável por O Exterminador do Futuro, prestou uma homenagem ao colaborador e amigo. Em fala ao Deadline, Cameron disse que ele era uma luz que o guiava desde a primeira parceria em 1984, e que Greenberg graciosamente retornou para a sequência em 1991.
"Aprendi tanto com o Adam, não apenas sobre fotografia, mas sobre o espírito da produção independente", refletiu. "Ele se recusava a deixar limites orçamentários inibirem sua visão artística. Adam já tinha feito vários filmes quando trabalhei com ele no meu primeiro e o espírito de quem poderia fazer qualquer coisa se tornou um farol para mim desde então, mesmo nas maiores produções."
Cameron continuou, "Eu vi ele pela última vez alguns anos atrás, quando ele me ajudou no relançamento em 3D de Exterminador 2. Eu tinha discutido com o colorista que os azuis estavam muito roxos em uma cena noturna e precisavam de mais ciano. Adam deu uma olhada na cena, me puxou de canto e disse, 'Jim, você não acha que precisa de um toque de ciano?' Ele se lembrava de um toque de cor depois de mais de duas décadas. Ele era muito preciso. Agora vejo cores com os olhos dele."
"Eu não poderia ter feito os filmes de Exterminador do Futuro sem ele", disse Cameron categoricamente. "Ele me ensinou o poder narrativo das cores e iluminação. Ninguém fazia fotografia noturna como o Adam. Eu me orgulho das minhas habilidades com câmera na mão, mas eu as aprendi com ele. Ele era o mestre. Sei que existe toda uma geração de cineastas que ele influenciou, e teve alguns sortudos que tiveram o privilégio de ter ele filmando para nós. Pudemos aprender diretamente ao lado dele. O talento e espírito dele farão falta", concluiu o diretor.
Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do BrasilAdam Greenberg foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em O Exterminador do Futuro - O Julgamento Final.
Fonte: Omelete // Júlia Henn