FILMES NO CINEMA

Acusado de assédio, ator Geoffrey Rush vence processo contra imprensa

Publicado em 11/04/19 09:00

A Justiça da Austrália decidiu nesta quinta-feira a favor do ator Geoffrey Rush, que processou um veículo de imprensa local por acusá-lo em 2017 de assediar uma colega de trabalho, considerando que a queixa era "extravagante" e "sensacionalista".

"Essas foram peças de jornalismo sensacionalista da pior espécie", disse o juiz Michael Wigney, do tribunal federal australiano, lendo sua decisão de 200 páginas na cidade de Sydney.

O ator australiano, vencedor do Oscar com o filme "Shine: Brilhante", processou a empresa Nationwide News, proprietária do "Daily Telegraph" e subsidiária da "News Corp Australia", e ao jornalista Jonathan Moran por dois artigos acusando-o de "comportamento inapropriado" com uma atriz não identificada, que foram publicados em novembro de 2017.

No processo, soube-se que a suposta vítima era a australiana Eryn-Jean Norvill, que estrelou com Rush a peça "King Lear" na Companhia de Teatro de Sydney entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 e assegurou que durante um ensaio, o ator fez gestos lascivos sobre seu corpo.

O juiz Wigney considerou que o testemunho da atriz, a quem ele rotulou de "propenso a exagero", "não era crível ou confiável", e também dizia que os artigos que retratam Rush como um predador sexual não poderiam ser "corroborados e contraditórios".

O magistrado também ordenou uma indenização a favor do ator, conhecido pelo seu papel na saga "Piratas do Caribe", por um montante inicial de 850 mil dólares australianos (cerca de US$ 608 mil), embora este valor possa aumentar, uma vez que se estabeleça quanto foi afetado profissionalmente pelos artigos.

Rush não atua desde a publicação dos artigos e, segundo seus advogados, ele já perdeu cerca de 5 milhões de dólares australianos (US$ 3,58 milhões) em receitas.

Ao deixar o tribunal, Geoffrey Rush, que esteva presente durante a leitura da decisão ao lado de sua esposa, disse estar satisfeito, mas ressaltou que "não há vencedores, pois foi extremamente angustiante para todos" e agradeceu sua família pelo apoio durante o processo.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também