FILMES NO CINEMA

A vida secreta dos figurantes de "GoT", que são proibidos de dar entrevistas

Publicado em 13/03/19 14:00

Embora cada detalhe da produção de "Game of Thrones" seja explorado por jornalistas do mundo todo, nenhum grande veículo já conseguiu entrevistar um figurante da série da HBO -- isso porque, em seus contratos, os atores que aparecem no fundo das cenas são proibidos de falar com a imprensa.

A "Entertainment Weekly" conversou com os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, sobre a importância do trabalho dos figurantes na última temporada, que chega à HBO no dia 14 de abril. Os roteiristas dizem que estes profissionais têm provavelmente o trabalho mais difícil de toda a produção.

"Eles não recebem muito dinheiro ou respeito pelo trabalho que fazem", lamentou Benioff. "Mas os figurantes da Irlanda do Norte [onde boa parte da série é filmada] são espetaculares em termos de entusiasmo e do realismo que eles trazem para a série".

"Eles trabalham muito duro, em horários insanos", continuou. "Pense em quantas cenas de 'Game of Thrones' precisam dos figurantes para fazer sentido. Muitos destes caras deixavam seus cabelos e suas barbas crescerem só por causa da série".

"Eles também inventavam nomes para os personagens, e traumas de infância, e decidiam a quais casas eles teriam lealdade em Westeros", disse ainda. "Todos estes detalhes não estão na série, mas adicionam à sensação de realismo das cenas".

"É incrível que eles tenham tanta paixão pelo que fazem. Estejam eles atrás de Jon no Castelo Negro ou em Winterfell, eles levam seu trabalho a sério", completou.

Cena do episódio "Battle of the Bastards", de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/IMDb

Treinamento duro

"Os figurantes podem fazer uma cena funcionar, ou eles podem completamente arruinar a cena em que aparecem", adicionou o colega de Benioff na condução da série, D.B. Weiss. Ele destaca o trabalho dos figurantes em um dos episódios mais famosos de "GoT", "The Battle of the Bastards".

No capítulo da sexta temporada, acompanhamos uma enorme batalha entre as forças lideradas por Jon Snow (Kit Harington) e o exército de Ramsay Bolton (Iwan Rheon). Os figurantes que formaram os dois lados do embate foram treinados separadamente.

A técnica permitiu que eles desenvolvessem um senso de camaradagem, coordenação e trabalho de equipe com os seus companheiros de "exército", e uma espécie de rivalidade com o "outro lado" da batalha.

Muitos figurantes azarados foram chamados para formar a "pilha de corpos" no centro da batalha, que chegou a seis metros de altura, se misturando com bonecos ultrarrealistas que representavam cadáveres.

Membros da banda Mastodon durante filmagem de sua participação em "Game of Thrones" Imagem: Reprodução

Figurantes famosos

"Game of Thrones" já recebeu algumas celebridades como figurantes durante suas (até agora) sete temporadas, a maioria delas do mundo da música: Gary Lightbody, líder do Snow Patrol; os membros das bandas Of Monsters and Men e Mastodon; e o baterista Will Champion, do Coldplay.

Weiss confessa que nenhum destes figurantes famosos chegou preparado para "o tédio intenso e acachapante" do trabalho. "Nós avisávamos eles antes, mas eles diziam: 'Não, não, está tudo bem'", comentou.

"Então, seis horas depois do começo das filmagens, eles perguntavam se podiam ir para casa, e nós tínhamos que dizer: 'Não, vocês estão nesta cena, e ela vai demorar três dias para ser filmada'", disse ainda.

"Não estou dizendo que eles foram divas, mas você pode imaginar como um pedaço da alma deles morria quando eles percebiam que aquilo ia demorar muito mais do que o previsto", completou.

Fonte: UOL Cinemas // Caio Coletti

Veja também