FILMES NO CINEMA

A Queda do Céu, filme brasileiro sobre o povo Yanomami, terá estreia em Cannes

Publicado em 16/04/24 12:00

O Festival de Cannes é o mais prestigiado do cinema europeu, e acaba de ganhar mais um filme brasileiro para a programação de sua edição de 2024. O filme A Queda do Céu, longa que fala sobre o povo Yanomami, será exibido na Quinzena dos Cineastas.

A mostra paralela de Cannes promove a descoberta de novos diretores. A Queda do Céu é um documentário dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. Rocha, que é filho do histórico diretor Glauber Rocha, já esteve em Cannes em 2004, quando disputou a Palma de Ouro de melhor curta-metragem por Quimera e, em 2016, recebeu o Olho de Ouro de melhor documentário com Cinema Novo, seu sétimo longa.

Leia a sinopse oficial do filme: A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme A Queda do Céu acompanha o importante ritual fúnebre, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu. O filme faz uma contundente crítica xamânica sobre aqueles chamados por Davi de povo da mercadoria, assim como sobre o garimpo ilegal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros que os Yanomami chamam de epidemias “xawara”, e traz em primeiro plano a beleza da cosmologia Yanomami, dos espíritos xapiri e sua força geopolítica que nos convida a sonhar longe. 

 A Queda do Céu ainda não tem previsão para estrear nos cinemas brasileiros.

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também