A Odisseia | Prólogo exibido nos cinemas mostra Cavalo de Troia, saiba tudo
Publicado em 12/12/25 14:00
O prólogo de A Odisseia já está sendo exibido nos cinemas dos EUA que estão passando versões IMAX e em 70MM de Pecadores e Uma Batalha Após a Outra, dois dos maiores lançamentos do ano. O trecho do filme de Christopher Nolan traz a sequência completa do Cavalo de Troia.
A sequência é narrada por Menelau, rei da Esparta e companheiro do Odisseu de Matt Damon na guerra. Interpretado por Jon Bernthal, o personagem conta para Telemanco (Tom Holland), filho de Odisseu, sobre o plano do pai de oferecer um gigantesco cavalo oco feito de madeira que, se recebido pelos troianos como um presente, permitira que o exército grego infiltrasse a cidade adversária de maneira furtiva.
"Você ouviu a história do cavalo?" pergunta Menelau. Telemanco responde que sim, então o rei da Esparta insiste: "Mas você ouviu com a perspectiva de dentro?"
No flashback, vemos que Menelau estava com Odisseu dentro do cavalo quando este foi recebido pelos troianos, encalhado na praia. O povo da cidade fica curioso e soldados enfiam espadas nos espaços entre as peças de madeira, ferindo um dos soldados de Odisseu, cuja boca é tampada por seus companheiros para evitar que o grito os entregue.
Depois, na calada da noite, o grupo de gregos escondido no tal presente saem e matam os guardas silenciosamente. Eventualmente, porém, os troianos acionam um alarme e a cena vira uma corrida entre os homens de Odisseu tentando abrir os portões de Troia, assim permitindo a entrada do restante do exército, e os guardas da cidade.
Eles, eventualmente, conseguem, e a sequência termina com a entrada dos gregos.
O prólogo de A Odisseia conclui com flashes rápidos de outras cenas do filme, incluindo um navio na tempestade, uma criatura bizarra que muitos teorizam ser o Ciclope e mais imagens dos soldados.
Tudo sobre A Odisseia
O filme é mais uma adaptação do clássico poema heroico de Homero, uma continuação de Ilíada que conta a história de Odisseu (Ulisses em algumas traduções), tentando por 10 anos retornar para casa em Ítaca após a vitória na guerra de Troia. Irado, o deus dos mares, Poseidon, faz de tudo para impedir que ele volte à sua esposa, Penélope.
A Odisseia | Executivo da Universal chama o filme de obra-primaAté o momento, nenhum dos papéis foi confirmado além do protagonista: Matt Damon viverá Odisseu. Segundo a imprensa da Grécia, onde boa parte do filme foi rodado, Anne Hathaway interpretará a esposa do personagem, Penélope. Já Tom Holland interpretará Telêmaco, filho de Ulisses, com Zendaya interpretando a deusa Atena, Charlize Theron como Circe, Benny Safdie como Agamenon e Lupita Nyong'o como Clitemnestra — ou Clitenestra —, esposa de Agamenon.
O elenco conta ainda com mais estrelas: Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth, John Leguizamo e muitos outros nomes. Colaboradores antigos de Nolan estão de volta, como o compositor Ludwig Göransson (TENET e Oppenheimer) e o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, que filma os longas de Nolan desde Interestelar.
Um dos maiores clássicos da literatura, A Odisseia já foi interpretado, reinterpretado, traduzido e adaptado inúmeras vezes. Além de ser transformado em prosa por diferentes escritores, o poema inspirou tanto filmes e séries situadas na antiga Grécia quanto longas como Ei Meu Irmão, Cadê Você? dos Irmãos Coen, que usam o esqueleto da narrativa para histórias em outros tempos e contextos.
Nolan chega em A Odisseia com o maior cheque em branco de sua carreira depois de fazer Oppenheimer. Lançado pela Universal, que cuidará de A Odisseia, o filme arrecadou mais de US$ 900 milhões e venceu diversos Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.
Fonte: Omelete // Guilherme Jacobs