FILMES NO CINEMA

A Odisseia | Christopher Nolan revela ter sido contratado para dirigir Troia

Publicado em 21/11/25 18:00

Em uma entrevista para a Empire MagazineChristopher Nolan revelou que chegou a ser contratado pela Warner Bros. para dirigir Troia. Contudo, a situação acabou não indo para frente. 

Ao que tudo indica, o diretor havia sido contratado para substituir Wolfgang Petersen, que iria dirigir a sua versão de Batman vs Superman. Como o projeto não foi para frente, Petersen queria seu projeto de volta. "Fui contratado originalmente pela Warner Bros. para dirigir Troia. Wolfgang [Petersen] havia desenvolvido o projeto, e quando o estúdio decidiu não prosseguir com seu filme de super-herói [‘Batman vs Superman’], ele o quis de volta", conta o diretor.

Omelete Recomenda

window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({ mode: 'alternating-thumbnails-a', container: 'taboola-below-article-thumbnails-inread', placement: 'Below Article Thumbnails New', target_type: 'mix' });
A Odisseia | Christopher Nolan diz como deuses estarão no filme
A Odisseia terá Ciclope e criaturas mitológicas? Matt Damon fala sobre o filme

Nolan então explicou que a Warner Bros. acabou dando para ele o projeto de Batman Begins como um "prêmio de consolação". Enquanto isso, Petersen não conseguiu agradar à crítica com Troia, e acabou deixando Hollywood pouco tempo depois. 

Agora com A Odisseia, Nolan pode finalmente entrar no universo da Mitologia Grega, e justamente mesmo período histórico de Troia. "No fim das contas, era um mundo que eu tinha muito interesse em explorar. Então, ele esteve presente na minha mente por muito tempo. Certas imagens, em particular. Como eu queria lidar com o cavalo de Troia, coisas assim".

Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui

Tudo sobre A Odisseia

O filme é mais uma adaptação do clássico poema heroico de Homero, uma continuação de Ilíada que conta a história de Odisseu (Ulisses em algumas traduções) tentando por 10 anos retornar para casa em Ítaca após a vitória na guerra de Troia. Irado, o deus dos mares, Poseidon, faz de tudo para impedir que ele volte à sua esposa, Penélope.

A Odisseia | Executivo da Universal chama o filme de obra-prima

Até o momento, nenhum dos papéis foi confirmado além do protagonista: Matt Damon viverá Odisseu (ou Ulisses, em algumas versões). Segundo a imprensa da Grécia, onde boa parte do filme foi rodado, Anne Hathaway interpretará a esposa do personagem, Penélope. Já Tom Holland interpretará Telêmaco, filho de Ulisses, com Zendaya interpretando a deusa Atena, Charlize Theron como Circe, Benny Safdie como Agamenon e Lupita Nyong'o como Clitemnestra — ou Clitenestra —, esposa de Agamenon. 

O elenco conta ainda com mais estrelas: Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth, John Leguizamo e muitos outros nomes. Colaboradores antigos de Nolan estão de volta. O compositor Ludwig Göransson, de TENET Oppenheimer, fará a trilha sonora, e também de volta está o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, que filma os longas de Nolan desde Interestelar.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Um dos maiores clássicos da literatura, A Odisseia já foi interpretado, reinterpretado, traduzido e adaptado inúmeras vezes. Além de ser transformado em prosa por diferentes escritores, o poema inspirou tanto filmes e séries situadas na antiga Grécia quanto longas como Ei Meu Irmão, Cadê Você? dos Irmãos Coen, que usam o esqueleto da narrativa para histórias em outros tempos e contextos.

Nolan chega em A Odisseia com o maior cheque em branco de sua carreira depois de fazer Oppenheimer. Lançado pela Universal, que cuidará de A Odisseia, o filme arrecadou mais de US$ 900 milhões e venceu diversos Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.

A Odisseia chega aos cinemas em 16 de julho de 2026.

Webstories

load_js();

Fonte: Omelete // Igor Pontes

Veja também