A Odisseia | Dublê fala de cenas de Matt Damon e Tom Holland: "Épico dos épicos"
Publicado em 08/05/25 17:00
A Odisseia, épico dirigido por Christopher Nolan, será o "épico dos épicos". Pelo menos é o que garante o dublê James Newman, que trabalhou na produção em um episódio, já excluído, do podcast Action for Everyone. (via ScreenRant)
Newman falou sobre a experiência de trabalhar com Matt Damon e Tom Holland e a dedicação dos atores nas cenas. “Tive a oportunidade de filmar com um grupo talentoso de pessoas para o filme e também tive a oportunidade de treinar Matt Damon e Tom Holland para o filme. Todos os rumores sobre Tom ser fisicamente capaz são verdadeiros. Ele pode literalmente fazer qualquer coisa. Ele deveria conseguir todos os papéis físicos possíveis. [...] ele é obviamente mais atlético e mais jovem, então ele será quase uma versão mais jovem de Odisseu.””, contou o dublê.
"Matt definitivamente queria ser mais eficiente porque esse é o personagem. Odisseu, se alguém conhece a história, é o único personagem com cenas de guerra nessa jornada. Os caras que o acompanham lutaram com ele, mas o próprio Odisseu pensa: 'Eu vivi e respirei batalha', e isso o torna mais inteligente, e é por isso que ele é tão bom. Matt definitivamente entendeu isso e tentamos explorar isso também. Então ele não vai fazer coisas chamativas."
Newman também elogiou Christopher Nolan e o tamanho da produção e chegou a afirmar que "nunca mais farão um filme como esse" e que é um filme "sem limites". "Acho que vai ser o épico dos épicos. Vai ser o Nolan no seu melhor. Ele definitivamente trava uma batalha que muita gente não trava. O coordenador veio até nós com fotos de reconhecimento de locações, e é por toda a Europa, porque a jornada de Odisseu é uma loucura, dura uns 10 anos", afirmou Newman.
E o dublê continuou empolgado: "Eles encontraram locações e o Nolan dizia: 'Ok, esta caverna, alguém já filmou aqui?' E o cara daqui respondeu: 'Não'. [Nolan] respondeu: 'Ok, ótimo, vamos filmar aqui'. Este lugar é praticamente intocado. Ele quer ser o primeiro a fazer isso, quer sentir como se ninguém nunca tivesse pisado em solo aqui. E cada locação é uma caminhada. Tem um castelo, acho que é a casa de Odisseu, mas fica no alto de uma colina e é uma caminhada de uns dois quilômetros para chegar lá."
A Odisseia | Tom Holland e Samantha Morton aparecem em imagens; veja A Odisseia | Executivo da Universal chama o filme de obra-prima
O filme é mais uma adaptação do clássico poema heróico de Homero, uma continuação de Ilíada que conta a história de Odisseu (Ulisses em algumas traduções) tentando por 10 anos retornar para casa em Ítaca após a vitória na guerra de Tróia. Irado, o deus dos mares, Poseidon, faz de tudo para impedir que ele volte à sua esposa, Penélope.
Até o momento, nenhum dos papéis foi confirmado além do protagonista: Matt Damon viverá Odisseu (ou Ulisses, em algumas versões). Segundo a imprensa da Grécia, onde boa parte do filme foi rodado, Anne Hathaway interpretará a esposa do personagem, Penélope. Já Tom Holland interpretará Telêmaco, filho de Ulisses, com Zendaya interpretando a deusa Atena, Charlize Theron como Circe, Benny Safdie como Agamenon e Lupita Nyong'o como Clitemnestra — ou Clitenestra —, esposa de Agamenon.
O elenco conta ainda com mais estrelas: Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth, John Leguizamo e muitos outros nomes.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!Colaboradores antigos de Nolan estão de volta. O compositor Ludwig Göransson, de TENET e Oppenheimer, fará a trilha sonora, e também de volta está o compositor Hoyte Van Hoytema, que filma os longas de Nolan desde Interestelar
Um dos maiores clássicos da literatura, A Odisseia já foi interpretado, reinterpretado, traduzido e adaptado inúmeras vezes. Além de ser transformado em prosa por diferentes escritores, o poema inspirou tanto filmes e séries situadas na antiga Grécia quanto longas como Ei Meu Irmão, Cadê Você? dos Irmãos Coen, que usam o esqueleto da narrativa para histórias em outros tempos e contextos.
Apple TV+ por R$9,90/mês pelos primeiros 3 mesesNolan chega em A Odisseia com o maior cheque em branco de sua carreira depois de fazer Oppenheimer. Lançado pela Universal, que cuidará de A Odisseia, o filme arrecadou mais de US$ 900 milhões e venceu diversos Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.
A Odisseia chega aos cinemas em 17 de julho de 2026.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida