A Múmia | Quais são e onde assistir aos demais filmes da franquia
Publicado em 15/01/26 08:00
Os fãs de filmes de aventura dos anos 2000 foram presenteados nesta semana com o primeiro teaser de A Maldição da Múmia, longa que promete ressuscitar uma das franquias mais rentáveis do cinema de duas décadas atrás.
A trama do filme vindouro segue um casal de jornalistas, vividos por Jack Reynor e Laia Costa, cuja filha desaparece no deserto após um encontro com uma mulher misteriosa. Oito anos depois, um acidente aéreo liberta um sarcófago que contém a jovem agora adulta, desencadeando uma força sombria sobre a família.
Maldição da Múmia | Novo filme ganha trailer bizarro; assistaDirigido por Lee Cronin, A Maldição da Múmia é mais uma tentativa de adaptar aos dias atuais a premissa do clássico estrelado em 1932 por Boris Karloff – e muito bem atualizada entre 1999 e 2008, pelos três filmes protagonizados por Brendan Fraser.
A seguir, você relembra os títulos que compõem a versão mais moderna da saga – e descobre onde encontrar cada um deles online:
A Múmia (1999)
onde assistir: Prime Video / Apple TV
O aventureiro Rick O’Connell (Brendan Fraser) se une à intrépida bibliotecária Evy Carnahan (Rachel Weisz) e ao irmão dela, o atrapalhado arqueólogo Jonathan (John Hannah), numa expedição pelas ruínas de Hamunaptra, no Egito.
As coisas se complicam de súbito, porém, quando Evy lê em voz alta uma antiga maldição e acaba trazendo de volta à vida o corpo mumificado de Imhotep (Arnold Vosloo), antigo sumo-sacerdote egípcio que traz consigo as dez pragas lendárias.
O primeiro A Múmia foi um sucesso inesperado de bilheteria, arrecadando cinco vezes o próprio orçamento – e animando Hollywood a produzir mais capítulos da história para as telonas.
O Retorno da Múmia (2001)
onde assistir: Prime Video / Apple TV
Anck-Su-Namun (Patricia Velásquez), o grande amor de Imhotep, reencarna na atualidade e vai atrás de seu amado milenar, ressuscitando-o outra vez.
Quando uma força mística ainda mais poderosa, o Escorpião Rei (Dwayne Johnson), também entra em cena, os agora casados Rick e Evy voltam ao Egito – com o filho de oito anos, Alex (Freddie Boath), e o cunhado Jonathan a tiracolo – a fim de impedir que a colisão entre os dois antagonistas destrua a Terra.
A Múmia 4 | Brendan Fraser diz que filme "é o que sempre quis fazer"O Retorno da Múmia é até hoje o título mais lucrativo da série, tendo arrecadado impressionantes US$ 433 milhões nos cinemas. O sucesso foi tanto que deu origem a uma “sub-franquia” paralela, focada no personagem de Johnson e com cinco filmes, rodados entre 2002 e 2018.
A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008)
onde assistir: Prime Video / Apple TV
Descontente com o roteiro, Rachel Weisz preferiu ficar de fora deste terceiro capítulo da história, sendo substituída por Maria Bello no papel de Evy. Brendan Fraser e John Hannah retornaram, acompanhados por Luke Ford, intérprete da versão adulta de Alex O’Connell.
Desta vez, o cenário deixa de ser o Egito e se desloca para a China, onde um novo vilão milenar surge para aterrorizar os mocinhos: o Imperador Han (Jet Li), petrificado por dois milênios junto a seu incontável exército, até ser trazido de volta à vida pelo herdeiro de Rick e Evy.
Mais caro que seus antecessores, Tumba do Imperador Dragão acabou arrecadando um pouco menos que os tais. Esse aparente fracasso, somado às críticas pesadas que o filme recebeu, acabaram levando ao encerramento temporário da franquia nos cinemas.
A Múmia (2017)
onde assistir: Prime Video / Apple TV / HBO Max
Na antiga Mesopotâmia, a princesa Ahmanet (Sofia Boutella) acabou mumificada viva, como castigo por tentar invocar Set (Javier Botet), o deus da morte, como parte de um plano de dominação mundial.
Elenco do reboot de A Múmia é revelado; confira todos os nomesSéculos depois, porém, ela retoma seu objetivo após ser acidentalmente despertada pelos caçadores de relíquias Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), que investigavam sua tumba com a ajuda da pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis).
Pretendido como o início de uma nova franquia e até de um universo compartilhado, centrado na recriação de filmes de monstros clássicos, este reboot de A Múmia viu os planos no estúdio morrerem na praia, por conta da bilheteria modesta e, principalmente, do verdadeiro massacre de que foi alvo por parte da crítica especializada.
Fonte: Omelete // Felipe Brandão